O governador Wilson Martins recebeu, na manhã desta quinta-feira (1°), no Palácio de Karnak, a diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Niède Guidon. Na pauta da reunião, proposta pelo próprio governador, o fortalecimento da parceria com a pesquisadora, ratificando a disposição do governo em manter um canal permanente de comunicação aberto a quaisquer denúncias e sugestões relativas ao parque e às obras da região, especialmente com relação à construção do terminal de passageiros de São Raimundo Nonato.
Com a presença do secretário de Infraestrutura, Castro Neto, da secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, do secretário do Turismo, Sílvio Leite, e do secretário de Governo do Estado, Wilson Brandão, foram apresentadas as obras em andamento na região e seus respectivos estágios de execução.
Maior obra da região, o terminal de passageiros de São Raimundo Nonato já tem mais de 60% de sua construção concluída e para os próximos meses deve acelerar o ritmo com a chegada dos elevadores, escadas rolantes e vidraçaria. Além de recursos do próprio Governo do Estado, que ultrapassam a ordem de R$ 1.483.492,00, a obra conta também com verba de emenda parlamentar do deputado federal Paes Landim.
Para a região estão previstas ainda a construção do Centro de Convenções, que irá funcionar no terreno do antigo aeroporto; o asfaltamento de quatro quilômetros de estrada de acesso ao Parque Nacional da Serra da Capivara, partindo da cidade de Coronel Dias; e a implantação de um Instituto de Idiomas na sede do Premen de São Raimundo Nonato, onde já funciona um curso de capacitação de profissionais da área de turismo.
"Convoquei essa reunião com a Niède, porque acredito que não há ninguém melhor do que ela para fiscalizar, denunciar e propor ações para a melhoria da região de São Raimundo Nonato, especialmente com relação ao Parque Nacional da Serra da Capivara", afirmou Wilson Martins.
Durante a reunião, a pesquisadora ressaltou que atualmente o fluxo de turismo científico na região é muito grande, com a grande presença de alunos, como é o caso do Colégio Santa Cruz, de São Paulo, que todo ano leva uma turma de estudantes para visitar a Serra da Capivara e a Fumdham.
Com informações de Vanessa Mendonça.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.