A partir do dia 11 de agosto, a cidade de Bom Jesus, localizada nos Cerrados Piauienses, 645km de Teresina,será a sede nacional dos rabequeiros. É que o município realiza o IV Festival de Rabeca, evento que resgata e estimula o uso do instrumento, que é tradição no cancioneiro popular, de norte a sul do país.
Para a edição deste ano, estão previstas atrações internacionais e nomes da música popular brasileira, com o objetivo de promover um intercâmbio de música e cultura. Os grupos de rabequeiros ?Clã de Gaitas? e ?Einstein?, de Portugal, estão entre as apresentações mais esperadas do evento. Os portugueses introduziram a rabeca no país (leia mais sobre o instrumento abaixo).
O Festival, que acontece até o dia 12, também terá participações do cantor e compositor Peninha e de grupos como a Saia de Pandora (DF),Renata Rosa(PE) e do Clã Brasil(PB). Artistas locais, de diversos segmentos, como dança e teatro também integram a programação que terá abertura especial,com a participação do sanfoneiro mirim, Isaac.A apresentação de Peninha está marcada para às 22:30h, na Praça da Catedral de Bom Jesus.
O Festival de Rabeca foi idealizado, em 2008, pelo deputado estadual Fábio Novo(PT). ?Fizemos uma pesquisa durante 3 anos e descobrimos os rabequeiros do sul do Piauí que hoje se somam e trocam experiências com rabequeiros de uma dezena de estados todos os anos em Bom Jesus?, conta o parlamenta, que foi secretário municipal de Cultura e vice-prefeito de Bom Jesus. ?Além de garantir a troca de experiências, o festival também difunde nossa cultura e estimula as novas gerações a manifestação de um instrumento que foi muito utilizado pelo nosso povo?,explica.
O QUE É A RABECA
A Rabeca ( que também é conhecida pelo nome de sanfona de Portugal) é um instrumento de origem árabe. Seu uso data da Idade Média. É o precursora do violino e uma caracteristica da rabeca é que ela é fabricada por artistas populares, utilizando,como matéria-prima, a madeira ou o bambu. Seu timbre é mais baixo. As quatro cordas são afinadas, por quintas, em mi-lá-ré-sol. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul.No Piauí, a cidade de Bom Jesus tem tradição de rabequeiros.
Esse instrumento é utilizado no Brasil em manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização. Assim como no sudeste, é usada em folgança ou fandango, na folia do divino, Moçambique, congadas, dança de são gonçalo e folia de reis.
PROGRAMAÇÃO
11/08 - 1º Dia ? Palco Nacional
20h00 ? Abertura e Hino Nacional com sanfoneiro mirim ISAC
20h30 ? Amaurí Jucá
21h30 ? Rabequeiros
22h30 ? Peninha (SP)
23:30 ? Janaína e Banda
Por do Sol ? Salão da Serra
17h00 ? Companhia de Dança Cintia Laiana
18h00 ? Saia de Pandora (DF) ? Teatro
12/08 - 2º Dia ? Palco Nacional
20h30 ? Rabequeiros (2)
21h00 ? Lilia Diniz (DF) ? Miolo de pote em cantigas e versos
22h00 ? Gaitas de Portugal
23h00 ? Benicio Bem
00h00 ? Clã Brasil (PB)
Por do Sol ? Salão da Serra
17h00 ? Folia de Reis (teatro)
18h00 ? Só homens (dança)
13/08 - 3º Dia ? Palco Nacional
20h00 ? Rabequeiros
21h00 ? Amarelo Cajuína
22h00 ? Renata Rosa (PE)
23h00 ? Lázaro do Piauí e Banda
Por do Sol ? Salão da Serra
17h00 ? Escola de Dança Lenir Argento
18h00 ? Einstein ? Portugal
Fonte: Portal Sul do Piauí
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.