A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí realizou na manhã de ontem, 16 de abril, uma vistoria no Hospital Estadual José Furtado de Mendonça no município de São Miguel do Tapuio com o objetivo de elaborar um diagnostico situacional da unidade de saúde.
A equipe de técnicos coordenada pelo representante da Diretoria de Unidade de Descentralização e Operação Hospitalar, Alderico Gomes Tavares, concluiu que o hospital local precisa em caráter de urgência de algumas reformas estruturais, bem como, melhorar as condições de trabalho, haja vista, que foi constatado que a unidade não dispõe de sala de vacinação, o centro cirúrgico está desativado, as condições de fluxo e acolhimento precisam de melhorias, entre várias outras melhorias que precisam ser efetuadas para proporcionar um bom atendimento à população.
Participaram da vistoria a representante da Diretoria de Unidade, Controle, Avaliação, Regulação Auditoria, Francisca Oliveira; a representante da Vigilância Sanitária da Gerencia de Controle do Estabelecimento de Saúde, Romenia Noleto Guedes e o representante da Diretoria de Unidade de Gestão de Pessoal (Folha de Pagamento), José Wilson.
Durante a vistoria a equipe de técnicos foi recepcionada pela Secretária Municipal de Saúde do município, Antonia Ribeiro, e pelo atual diretor do hospital, Davyd Deles Basílio, que acompanharam e destacaram pontos onde a unidade precisa em caráter de urgência de reforma.
De acordo com Alderico, coordenador da vistoria, o diagnostico constatado será entregue ao atual Sec. de Saúde do Estado, Francisco de Assis e Oliveira Costa, e eventualmente ao Governador, Wellington Dias, para tomarem as providencias necessárias. Alderico destacou que fazendo algumas reformas estruturais a unidade terá plenas condições de realizar pequenas cirurgias como: Cesarianas, Histerectomia e Hérnias. O coordenador da vistoria finalizou dizendo “Na certeza da boa vontade do Governo do Estado e do Prefeito Municipal em querer melhorar a saúde no município, em poucos meses com essa parceria, a população de São Miguel do Tapuio terá um ambiente digno para o atendimento a população” finalizou Alderico.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.