Com o objetivo de institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio por meio do CMS (Conselho Municipal de Saúde) realizou na noite de ontem, 16 de junho, a abertura da VI Conferência Municipal de Saúde com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. A solenidade deu inicio às 19h no auditório do Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS I.
A Conferência da Saúde é um espaço democrático e de construção de política de Saúde, portanto é o local onde o povo se manifesta, orienta e decidi os rumos da saúde em cada esfera reunindo representantes da sociedade civil, pessoas interessadas nas questões à saúde e a qualidade de vida, para decidir o que o SUS e as esferas de governos sobre política de saúde.
“É preciso sempre valorizar esse espaço e é responsabilidade do gestor municipal do SUS garantir que a discussão se dê em seu município de forma ampla, transparente e ascendente, ou seja, a partir de pré conferencias na sede e nas comunidades, e que dessas reflexões surjam avaliações e propostas consistentes que se traduzam em políticas públicas de saúde” destaca a Assistente Social Ana Alaides.
A abertura da conferência que teve o foco de debate sobre políticas públicas que visem melhorar a qualidade do atendimento e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida dos sãomiguelenses contou com a participação de Vinicius Oliveira (Diretor do Núcleo de Ensino a Distancia e Odontólogo); José Teófilo Cavalcante (Presidente do Conselho Estadual de Saúde); Márcia Alcioneide da Silva (Assistente Social) e Nelson Muniz de Lima Sales (Sociólogo).
Em pronunciamento a Secretária Mun. de Saúde, Antonia Ribeiro, declarou aberta a VI Conferencia Mun. de Saúde destacando ser o mais importante e democrático fórum de decisões da política de saúde do município “Estão aqui representados de forma paritária, todos os seguimentos da sociedade: trabalhadores, gestores, prestadores de serviço, entidades representativas da sociedade civil organizada e usuários do sistema, que durante esses dois dias terão a responsabilidade de discutir, avaliar e formular a política de saúde do município para os próximos dois anos” destaca Antonia Ribeiro.
A realização da Conferência Magna “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” ministrada pelo Diretor do Núcleo de Ensino a Distancia e Odontólogo, Vinicius Oliveira, concluiu a programação de abertura da VI Conferência.
A ausência do Prefeito Municipal, Dr. Lincoln Matos, foi justificada devido o mesmo está tratando de assuntos importantes da administração pública na capital, Teresina.
A programação dá continuidade na manhã de hoje, confira programação abaixo:
DIA 17/06/2015
08:00H – PALESTRA: APRESENTAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE (ANTÔNIA SOARES DE SOUSA RIBEIRO);
09:00H – COFFEE BREAK.
09:30H – DISCUSSÃO EM GRUPOS.
EIXO 1: MÁRCIA ALCIONEIDE DA SILVA (ASSISTENTE SOCIAL)
EIXO 2: NELSON MUNIZ DE LIMA SALES (SOCIÓLOGO)
12:00H – INTERVALO
14:00H – PLENÁRIA
16:00H – ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
17:00H – ENCERRAMENTO
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.