A Secretária Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, Antonia Ribeiro, realiza na manhã de hoje, 17 de junho, durante o segundo dia de realização da VI Conferência Municipal de Saúde, a apresentação da rede municipal de saúde.
Em sua explanação sobre a rede municipal de saúde, Antonia Ribeiro, destacou a construção de Unidades Básicas de Saúde no município, reforma e ampliação das UBS das localidades Jenipapeiro, Brejo da Onça, Varzinha e Palmeira de Cima.
De acordo com a Secretária as unidades das localidades Brejo Grande, Juazeiro, Santana e São Nicolau se encontram em uma etapa avançada de reforma e ampliação. Destacando a construção de mais uma Academia da Saúde localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
“Para construirmos o sistema de qualidade para cuidar bem das pessoas, precisamos de uma rede física adequada, próxima do usuário, com os equipamentos básicos necessários, rede laboratorial de apoio para o diagnóstico, medicação básica disponível, profissionais qualificados e comprometidos com as famílias sob a sua responsabilidade, garantia de acesso do paciente a todos os níveis de complexidade e transporte adequado e seguro nas emergências” pontua Antonia Ribeiro.
A Secretaria Mun. De Saúde realiza uma cobertura de 100% da Estratégia de Saúde da Família composta por 09 (nove) equipes do PSF e 08 (oito) de Saúde Bucal; Unidade Odontológica Móvel, Laboratório de Prótese Dentária, e atendimento em Endodontia, NASF, Vigilâncias, CAPS (oficinas e medicações) e Especialidades.
“Delegados e participantes aqui presentes, eleitos nas pré-conferências realizadas na sede e zona rural do município é extremamente necessário a conjugação de esforços, clareza de objetivos e estabelecimento de parcerias que viabilizem o cumprimento das responsabilidades estabelecidas para a saúde local, garantindo aos cidadãos do nosso município a acessibilidade a um sistema de saúde humanizado, resolutivo, funcional e de qualidade para cuidar bem das pessoas e ser capaz de atender às suas reais necessidades de Saúde” acrescenta Antonia Ribeiro.
Um dos principais pontos abordados na conferência é a Intersetorialidade “É importante se trabalhar a Intersetorialidade sair da sala de atendimento e trabalhar em parcerias com a educação pública e privada e em outras atividades de prevenção” concluiu Antonia.
Após a participação da Secretária Municipal de Saúde a conferência tem continuidade com a discussão em grupos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.