Cerca de 30 profissionais das redes SUS e SUAS e lideranças comunitárias de São Miguel do Tapuio participaram, nos dias 14 e 15 de junho, do terceiro e último módulo do Curso Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de pessoas vulnerabilizadas pelo consumo de substâncias psicoativas.
O curso foi promovido pelo Centro Regional de Referência para formação Permanente de Profissionais das Redes de Atenção aos consumidores de Crack e outras Drogas, CRR UFPI, em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Mun. de Saúde, Secretaria Mun. de Educação e a Secretaria Mun. de Promoção, Assistência Social e Trabalho com o objetivo executar ações formativas que configuram-se como dispositivos para a abordagem integral ao consumo e consumidores de crack e outras drogas em diferentes cenários no estado do Piauí.
O curso foi realizado em três etapas: a primeira trabalhou “Consumo e consumidores de substâncias psicoativas: heterogeneidade e diversidade de identidade, processos de sociabilidade e estilos de vida, principais conceitos e os diferentes padrões de consumo”.
A segunda etapa do curso abordou as mudanças de paradigmas, a importância do trabalho em rede, conceito de gerenciamento de casos, instrumento de avaliação do padrão de consumo de álcool e outras drogas – ASSIST.
A última etapa do curso finalizada na tarde de hoje, 15 de junho, trabalhou as estratégias de redução de danos como ação transversal às diferentes políticas públicas, ações pautadas na equidade, intersetorialidade e nos direitos humanos, instrumento de avaliação do padrão de consumo de álcool – AUDIT e gestão de casos reais.
Durante o ultimo modulo os participantes realizaram apresentações de trabalhos desenvolvidos em suas áreas de atuação.
O curso que foi ministrado pela Assistente Social, Thaís de Andrade Alves Guimarães, e pela Psicóloga, Rita de Cássia Furtado Lisboa foi finalizado com a realização da avaliação e relevância do curso para os profissionais e gestores.
Em participação o Secretário Mun. de Saúde, Camerino Neto, destacou a importância da capacitação dos profissionais para a melhoria no atendimento dos usuários.
A ex-secretária, Antônia Ribeiro, pontuou a necessidade de se estar em constante atualização para que possa ser prestado um bom serviço a toda a população. Destacando que o curso ofertado aborda temáticas relevantes e precisas para serem trabalhadas no município.
Entre a realização dos três módulos os participantes realizaram atividades onde articularam visitas domiciliares, entrevistas e ação de vinculação nas comunidades.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.