Prefeito de São Miguel do Tapuio envia mensagem ao legislativo

Prefeito de São Miguel do Tapuio envia mensagem ao legislativo

Dr. Lincoln Matos | filipe germano

O prefeito do município de São Miguel do Tapuio, José Lincoln Sobral Matos, enviou na ultima sexta-feira, 15 de fevereiro, em sessão de abertura das ações do legislativo municipal, mensagem de agradecimentos ressaltando:

Exmo. Sr.

Miguel José Vieira Neto

DD. Presidente da Câmara De Vereadores

Exmos. Senhores Vereadores

Minha vontade era estar pessoalmente nesta noite, na abertura do ano legislativo 2013, o que não pude fazer por conta de dificuldades administrativas a tratar em Teresina, de forma inadiável.

Destarte, recorro ao líder do governo, meu particular amigo vereador Djaci Nogueira, para apresentar minha saudação a esta colenda corte.

Assumi a Prefeitura Municipal sem a necessária transição que o comportamento republicano recomenda.

A Comissão de Transição colheu muito aquém das informações precisas, mesmo recorrendo ao Ministério Público local e ao Tribunal de Contas do Estado. O que parecia nebuloso mostrou-se envolto em densa e fosca cortina, o que me levou a buscar uma auditoria em todos os setores da administração.

Senhores vereadores, a auditoria tem por objetivo saber onde e como se pode pisar em terreno mal conhecido ou totalmente desconhecido.

Procura-se a real situação de convênios/emendas/programas/projetos por se iniciarem/continuarem/concluirem/suspenderem, dependendo da cada caso.

A auditoria demanda 30 a 45 dias para sua conclusão. Aguardemo-la e seu resultado será encaminhado prontamente para análise de vossas excelências.

Dentre as primeiras medidas adotadas por mim, destaco a realização do recadastramento dos servidores municipais, a fim de, sabendo quantos são e onde estão, poder tratá-los da melhor forma possível, oferecendo-lhes melhor ambiente e melhor condição de trabalho, para melhor atender à nossa população, razão de ser final de todo nosso empenho.

Ainda nesta área, destaco e agradeço a V.Exa., senhor presidente, e ilustres pares, a aprovação da lei que criou o novo organograma municipal, em substituição ao recém existente, seguramente superado pela demanda e oferta de serviços públicos em nosso município. Trata-se de um avanço, que, com o tempo, comportará modificações - salvo melhor juízo.

Por justiça, ressalto a dedicação integral de nossa equipe administrativa, que, como disse, em meio à nebulosa falta de compartilhamento, tem andado, às vezes às cegas, tateando dados para formatar um trabalho nas mais diferentes áreas.

Com receio da falta evidente de recursos financeiros, iniciamos as reformas inadiáveis e preliminares em calçamentos, sarjetas, canaletas, escolas e postos de saúde, além da recuperação de sistemas de abastecimento d´água em toda zona rural e urbana.

O decreto de estado de emergência por 90(noventa) dias tem como principal ponto poder o poder municipal realizar esses trabalhos inevitáveis no menor tempo possível.

Dentre os débitos deixados pela recente administração,na sua maioria ainda desconhecidos, destacaria o que levou ao corte de fornecimento de água de todos os próprios municipais e ao que provocou o vexame de, em 10/janeiro último, "sobrarem" cerca de 18 mil reais de um crédito de 402 mil!

Devo informar que a situação do FPM se repetiria em 10/fevereiro agora, não tivesse nossa administração parcelado os débitos recentes da prefeitura. Para março próximo, programamos negociar os débitos remanescentes com a previdência.

Prefeito pela quarta vez, foi a primeira vez em que não pude definir, já na primeira semana, o cronograma de pagamento dos servidores, por absoluta insegurança financeira. Somente agora, em fevereiro, pude defini-lo. Ainda com insegurança!

Encaminhei para a assessoria jurídica todos os procedimentos que me antecederam e que me pareceram duvidosos, mantendo-os, entretanto, como válidos, até ulterior definição. A ideia é respeitar o direito de todos.

Já recebi várias intimações, as mais diversas, contra o erário municipal, quase todas sem delas eu saber de que se trata, e encaminhei-as à assessoria jurídica.

Não está fácil avançar com a solução de nossos problemas com a celeridade e eficácia desejadas, mas não abrirei um instante sequer da determinação de fazer valer o RESPEITO À VONTADE DO POVO.

Na Agricultura, já temos cerca de 350 a 400h de aração/gradeação para os pequenos agricultores, além da recuperação de sistemas de água e de trechos de estradas.

Na Promoção Social e na Cultura, além de manter atualizados os programas federais, realizamos um belíssimo carnaval, com muita animação, muita alegria e muita paz.

Na Saúde, destaco a formatação doos novos PSF, PSB, NASF e CAPS, ACS e AE,que buscaremos otimizar com a municipalização do Hospital José Furtado de Mendonça.

Nesta oportunidade, deixo com vossas excelências,cópia de documento endereçado à Secretaria Estadual de Saúde, em que me exponho e me proponho a assumir aquela casa de saúde que já atendeu muito bem a nossa gente e, hoje, todos sabem, é motivo de indignação de qualquer cidadão saomiguelense.

Peço a ajuda de vossas excelências para este pleito que não me favorece diretamente e sim ao nosso município e região.

EDUCAÇÃO. Sem ela não há salvação!

É extremamente ambicioso, inovador e comprometido com nossos jovens nosso plano de educação. Faremos o possível e necessário para melhorar e melhorar muito a atenção das crianças e adolescentes nossos. Não é fácil. É muito difícil. É possível.

São Miguel do Tapuio precisa de cada um de nós para alcançar este objetivo. Vamos alcançar.

Ao concluir, ressalto o próposito de aumentar a carga horária de Educação Física em nossas escolas para melhor assistir ao nosso alunado, com a prática mais variada possível de atividades saudáveis.

Senhores vereadores, nossos propósitos, é claro, correrão no lastro do Orçamento 2013 e, quando nele tal ou qual iniciativa não couber, esperaremos pelo pròximo orçamento a ser por nós elaborado.

Reafirmo o respeito histórico que sempre tive e tenho pela Câmara de Vereadores e me disponho a trabalharmos juntos. Juntos como os dedos das mãos, que são diferentes mas se unem para ter mais força.

Tenhamos todos RESPEITO A NOSSA GENTE.

OBRIGADO.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES