O Coordenador Geral do CENDROGAS, Samio Falcão, participa do segundo dia do Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas, realizado no município de São Miguel do Tapuio através de uma parceria da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado do Piauí, que deu inicio na manhã de hoje, 29 de agosto, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I).
Está manhã será marcada pela palestra do Agente da Policia Federal, José Carlos Moraes, que é Bacharel em Direito e em Segurança Pública que abordará o tema “Drogas ilícitas com maior índice de consumo na região Norte e Nordeste (Combate e Atuação da Policia Federal).
De acordo com José Carlo o presente trabalho tem como escopo a apresentação de um guia simples com material que pode apoiar palestras a serem ministradas em organizações que buscam a prevenção ao uso abusivo de drogas, na visão da Policia Federal, em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas.
O trabalho apresenta as drogas ilícitas com maior índice de consumo na região Norte e Nordeste do Brasil e pontua como é a atuação do Departamento de Polícia Federal no enfrentamento e prevenção ao tráfico de drogas.
De acordo com o Escrivão da Polícia Federal, Emerson Meneses, que também participa do evento, o curso apresenta noções básicas sobre drogas e destaca-se as drogas mais consumidas e, também, mais apreendidas pela Polícia Federal no trabalho incansável de combater o crime de tráfico de drogas, que traz vultuosos prejuízos a sociedade brasileira.
Para o Prefeito Municipal, Dr. Lincoln Matos, o trabalho apresentado pela Polícia Federal durante a realização do curso traz muitas informações sobre drogas ilícitas mais consumidas nas regiões Norte e Nordeste do país e que espera servir de apoio à capacitação sobre noções básicas de prevenção às drogas.
Legislação, ética, direitos humanos e cidadania
Outra palestra ministrada na manhã de hoje, 29, trará como tema “Legislação, ética, direitos humanos e cidadania” que será ministrada por Ana Lucia Gonçalves que é membro do Conselho de Políticas Sobre Drogas da OAB/PI e pela Advogada Natalia Lima.
Para Ana Lucia o Sistema Nacional de Políticas Sobre Drogas prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao trafico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providencias.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.