O Atual Prefeito do município de São Miguel do Tapuio, Francisco de Assis Sousa (Dedé) que disputava com o ex-prefeito Lincoln Matos a candidatura pelo PTB conseguiu nessa manha a decisão da juíza eleitoral Dra. Keyla Ranieri, da 39ª Zona Eleitoral ao seu favor.
De acordo com a Justiça, a coligação de Lincoln, que pediu a impugnação da candidatura de Dedé, não questionou o DRAP (Demonstrativo de Regularidades de Atos Partidários) apresentado pelo concorrente, que contém as informações do partido ou coligação que disputa as eleições.
Com a candidatura julgada irregular, a coligação de Lincoln Matos terá três dias para recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). O recurso deverá ser julgado pela Justiça até o dia 23 de agosto.
Entenda o caso
A situação inusitada no município, localizado a 221km ao norte de Teresina, teve início quando o atual prefeito, Dedé, que foi eleito com o apoio de Lincoln em 2008, rompeu a aliança política. Lincoln foi prefeito por dois mandatos seguidos e lançou Dedé como seu sucessor na eleição passada.
No início de 2012, Dedé conseguiu a destituição do diretório municipal do PTB, que antes era presidido pelo ex-prefeito, e decidiu candidatar-se novamente sem o apoio do antigo aliado. O atual prefeito conseguiu realizar a sua convenção no dia 22 de junho e confirmou seu nome para disputar graças à intervenção no diretório municipal da sigla.
No entanto, o ex-prefeito Lincoln Matos entrou com pedido de liminar no dia 29 de junho, obteve a liminar e fez convenção no sábado (30), sendo escolhido também como candidato do PTB a prefeito.
Na cidade, não se fala em outra coisa, e os correligionários do PTB estavam indecisos entre o atual e o ex-prefeito da cidade.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.