Escassez de chuva deixa animais sem pasto para se alimentar

Escassez de chuva deixa animais sem pasto para se alimentar

Animais morrem com a falta de alimento | Filipe Germano

No município de São Miguel do Tapuio, localizado no centro norte do Estado do Piauí a 227 Km da Capital Teresina, centenas de animais já morreram por falta de alimento nos pastos secos do município.

A escassez de chuvas no município e em toda a região dificulta a criação de animais, visando que os criadores não têm condições financeiras de comprar alimentação para os animais nesse período de seca, sem muitos meios os criadores principalmente de bovinos e caprinos vêem seus animais morrerem a cada dia que se passa.

As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

O desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino.

Nesse ano a seca preocupa ainda mais o agricultor sãomiguelense que tira da terra, no período chuvoso, o sustento para a família no decorrer do ano.

?Uma seca como essa nunca foi vista nessa região, meus animais não tem o que comer, só me resta esperar por dias melhores, sem condições para a alimentação dos meus animais, muitos estão morrendo de fraqueza, a terra seca não tem o que um animal encontrar para se alimentas, nossa situação é lamentável, peço a Deus que dias melhores venham para a nossa sobrevivência? relata moradora da zona rural do município de São Miguel do Tapuio.

Ao percorrer algumas localidades na zona rural do município de São Miguel do Tapuio nossa equipe constatou os grande problemas que o agricultor sãomiguelense está enfrentando nesse período de seca:

1) Falta de suprimento alimentar para a família

2) Falta de pasto para os animais

3) Solo seco para o desempenho da agricultura

4) Pouca política de amparo as famílias atingidas pela seca

Entre outros problemas que as famílias encontram no dia a dia, sem muito o que fazer os agricultores esperam a chegada das chuvas na perspectiva de mudar o quadro que se encontra hoje o município de São Miguel do Tapuio.

?É lamentável nossa situação nos dias atuais, estamos de braços cruzados, sem chuva, não temos o que plantar, a terra ta seca, nossa única fonte de renda vem do nosso cultivo na roça, sem ela não teremos o que comer daqui a 3 meses, ano passado colhemos pouco, por conta do inverno que não foi tão generoso, nossos grãos colhidos estão acabando? relata agricultor do município de São Miguel do Tapuio.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES