O geólogo Msc. Jackson Alves, o Físico Fernando Filho acompanhados do técnico operacional José Albuquerque, realizaram neste mês de Janeiro/2014 a segunda etapa do levantamento geofísico gravimétrico de alta resolução na estrutura circular do município de São Miguel do Tapuio.
Esta pesquisa faz parte do Projeto de Doutorado do Geólogo Jackson Alves sob orientação do Professor Dr. Mariano Castelo Branco, Coordenador do Laboratório de Geofísica (LGPSR) da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem como objetivo principal levantar argumentos científicos que possam elucidar a questão da origem desta importante estrutura circular de aproximadamente 20 km de diâmetro, situada no município de São Miguel do Tapuio, Piauí.
Foram realizadas 72 estações gravimétricas cruzando toda a estrutura circular, com o equipamento Gravímetro Digital SCINTREX CG-05 de alta resolução. Segundo os pesquisadores, serão necessárias outras etapas de aquisição de dados geológicos, através do mapeamento em escala de detalhe da porção central da estrutura (figura 2). Esta campanha de campo (mapeamento geológico) tem previsão para março de 2014.
A equipe de pesquisadores da UFC agradece o apoio imprescindível recebido da Prefeitura de São Miguel do Tapuio, em nome do Prefeito José Lincoln Sobral Matos e toda sua equipe de trabalho.
O Assessor de esportes, Rauristênio Cavalcante, juntamente com o Secretario de Cultura, Wilson Cruz, intensificaram os apoios aos estudos de Jackson Alves, Geólogo da Universidade Federal do Ceará, participou também toda equipe do Programa Caminhos e Trilhas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.