EMBRAPA Meio Norte Ministra Cursos Em São Miguel do Tapuio

EMBRAPA Meio Norte Ministra Cursos Em São Miguel do Tapuio

CURSO EMBRAPA | PROFESSOR MIGUEL

A Escola Agrotécnica Cônego Cardoso foi contemplada com o Curso de Identificação Eletrônica em Caprinos, que ensina profissionais e alunos a implantar um chip no estômago dos caprinos visando sua identificação através do Sistema INFOBOV.

O Curso foi ministrado na sede da Embrapa de Castelo do Piauí que possui em rebanho de cabras da raça Marota e Azul. Como já existe uma parceria entre a Escola de São Miguel do Tapuio e a Embrapa, o Biólogo-analista, Dr. Marcos Jacob, preferiu transferir a tecnologia de implantação do chip para os alunos do Cônego Cardoso. ?Esta é a primeira Escola a receber este tipo de tecnologia da região do semi-árido?, afirma Jacob.

Além de implantar o chip, os analistas ensinam também a alimentar o sistema com informações técnicas de todo o rebanho, como o peso, a idade, a fazendo, o proprietário, o ganho de peso, a sanidade, ou seja, toda informação do rebanho é cadastrada e lida através de um aparelho de tecnologia espanhola que, ao ler o chip, aparecem todas as informações do animal na tela do computador. O Curso de Identificação Eletrônica foi ministrado pelos analistas da Embrapa Marcílio e Anísio Lima. Para o professor da Escola Agrotécnica, Miguel Soares, o curso é de grande importância, pois além de resgatar o trabalho da Embrapa, promove uma alternativa de identificação de animais, uma vez que o mercado mundial de carnes está exigindo tal tecnologia para facilitar o rastreamento e a Embrapa nivela profissionais e estudantes para o mundo moderno.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES