A cidade de São João do Arraial, localizada a 213km ao norte da capital Teresina, na Região dos Cocais, vem se destacando como a primeira cidade da região a cumprir os limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), evitar cortes em investimentos e na prestação de serviços à população e ainda manter salários rigorosamente em dia.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), emitiu alerta no início desta semana à 140 dos 224 gestores incluído a prefeitura de Teresina, sobre os gastos com pessoal e sobre as penalidades a que estão sujeitos aqueles que extrapolarem os limites da Lei.O alerta do TCE tem vigência sobre o primeiro semestre de 2017.
Antevendo-se a uma situação como esta imposta pela crise econômica em que vive país e que atingindo diretamente os municípios menores com a redução continua na arrecadação fiscal e nas fontes de transferências institucionais, a prefeita Vilma Lima (PT) resolveu tomar uma série de medidas administrativas visando manter o equilíbrio das contas públicas municipais.
“Infelizmente, não há outra saída. Temos que cortar na própria carne”. Foi com esta afirmação que a prefeita Vilma Lima (PT) assinou decreto estabelecendo a redução do seu próprio salário, do vice-prefeito, dos secretários municipais, diretores de departamentos e autarquias municipais.
A prefeita foi além, e ordenou um rígido controle nos gastos municipais, que vão desde a redução nas contas com energia elétrica, água, telefone, combustíveis e alugueis em todos os órgãos municipais. A prefeita assegura que as medidas tem como objetivo enxugar custos da máquina pública para evitar cortes em investimentos, manter os salários em dia e principalmente manter a prestação de serviços à população de São João do Arraial.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.