Decretado Estado de Emergência no Município de São João da Varjota

Decretado Estado de Emergência no Município de São João da Varjota

Plantio de Milho perdido por falta de chuva | José Carlos da Silva

Conforme análise da coordenadoria municipal da Defesa Civil e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foram detectadas grandes perdas na agricultura do município de São João da Varjota-PI, a cultura do milho foi a mais penalizada, com perda que chegam a 70%, o feijão sofreu perda de 50% e o arroz de 30%.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São João da Varjota, José de Almeida Filho que aparece na foto, a Comissão que é composta por representantes da Defesa Civil Municipal e do IBGE, depois de avaliar os danos ocorridos com o plantio agrícola, encaminhou os dados coletados para o prefeito do município Sr. Raimundo Nonato Barbosa, que decretou estado de emergência.

A perda do milho de 70% se explica devida ser uma cultura bastante exigente com relação à água, principalmente no inicio do plantio e na fase de enchimento das espigas, foi exatamente nesse período que houve uma grande estiagem no município, comprometendo quase por completo a cultura do milho. O feijão também teve perda considerável, no entanto é uma cultura que suporta estiagem e ao contrário do milho, não requer grandes quantidades de chuva. Em relação ao arroz que teve perda de 30%, é também bastante exigente com relação às chuvas em todas suas fases, e já não é mais uma cultura muito plantada no município, como fora no passado, e as perdas menores que as demais se explica devido os pequenos plantios serem feitos em lugares molhados, como nos vales dos riachos que correm dentro do município de São João da Varjota-PI.

Postagem: José Carlos da silva.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES