Na manhã dessa sexta-feira (18), aconteceu a reunião na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que renovou os Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fazer com que as entidades participem do conselho é um dos objetivos das constantes mudanças.
Recentemente o Conselho passou por uma reformulação, com a orientação do Conselho Nacional de Assistência Social, o número de participantes no conselho é de 10 pessoas, sendo cinco titulares e cinco suplentes.
Na ocasião, a grande maioria das associações do município se faziam presentes, sendo que todas elas detinham o direito a assento no conselho. Ficou decidido pela maioria, que o processo de escolha dos novos representantes seria pelo sorteio e assim se deu, e a que foi sorteada, se comprometeu a cumprir com as normas estabelecidas.
A assistente social Ana Klícia, ao apresentar de forma breve um slide, em que deixava bem claro a importância do Conselho e suas renovações, cobrou o empenho dos que estavam ali para participar do processo de escolha dos novos conselheiros. Ela disse que tem muitos problemas para serem resolvidos e que muitos também já foram solucionados e outros estão sendo atendidos.
“Tenho 25 anos de assistente social e durante todo esse período, não tenho visto apoio na área da Assistência Social, por parte do governo do Estado, ficando a cargo do município e do governo federal”, disse ela. Assim, de acordo com Ana Klícia, não tem como não faltar recursos na área assistencial. Ela disse ainda, que apesar de tudo a equipe vem fazendo o possível para atender as demandas do município.
O Conselho Municipal de Assistência Social ficou assim composto: representando o poder público municipal, (Assistência Social): Maia Isabel Pereira, titular e Valdete da Silva, suplente. (Saúde): Antônio Luzivan Lustosa, titular e Varton da Silva, suplente. (Educação): Djalnira Marques de Lima, titular e Samara Dantas, suplente. (Administração): Válber Ferreira Lima, titular e Paulo Afonso Pereira da Silva, suplente.
Representante dos Usuários de Programas Sociais: Francisca Da Guia Titular, e Maria Vita da Silva Nogueira, suplente. Trabalhadores do CRAS: Genilson Rodrigues Coelho, titular e Lidiane Dias de Sousa, suplente. E por fim, as Associações das Comunidades Pinga, Angical e Jacus, serão as representantes da sociedade Civil Organizada, no Conselho Municipal de Assistência Social.
Novos Conselheiros de Assistência Social e do CMDCA
Assistente Social Ana Klícia
Maria do Espírito Santo, Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Regilada e rep. da Fazenda da Esperança.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.