São João da Serra tem salto na educação e alcança 5,8 no IDEB
Todo o esforço de professores, estudantes, diretores e Secretaria de Educação valeu a pena e hoje o município de São João da Serra comemora os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que saltou de 4,8 em 2015 para 5,8 em 2017. Com isso, o município ocupa o 21 lugar entre os 224 municípios.
O índice que é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
Para a secretária de Educação, professora Arlene Fernandes, o índice alcançado no IDEB mostra que São João da Serra está no caminho certo. “Todo o esforço que fazemos no sentido de proporcionar uma melhor educação é compensador e os alunos respondem com resultado positivo. Isso é compensador para qualquer professor”, diz a secretária, declarando que a meta é melhorar para crescer ainda mais.
“Tudo o que fazemos na gestão da Secretária para motivar os professores e estudantes é porque apostamos e desejamos ver nossos alunos ocupando os melhores espaços e chegando às universidades. Apostamos no conhecimento e na educação como fator de desenvolvimento pessoal e econômico. Estamos formando cidadãos melhores para São João da Serra, o Piauí e o Brasil”, disse a professora.
O prefeito Ananias André parabeniza aos professores por superar desafios e ministrar aulas que encantam os alunos. “Temos consciência de que precisamos melhorar, mas a educação é uma de nossas prioridades”, disse.
O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.