São João da Serra: Meio ambiente pede silêncio e menos poluição sonora

O ruído excessivo e constante, mais além dos lógicos efeitos negativos na audição — tinnitus ou surdez —, pode provocar outros problemas na saúde humana.

Poluição sonora é o excesso de ruídos que afeta a saúde física e mental da população. É o alto nível de decibéis provocado pelo barulho constante proveniente de atividades que perturbam o silêncio ambiental. A poluição sonora é considerada crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos.

Adequando para o município, a Prefeitura Municipal de São João da Serra direciona a lei para o bem-estar sonoro do ambiente, respeitando os limites quanto aos vizinhos, hospitais, escolas, dentre outras.

A gestão municipal alerta para que o cidadão esteja dentro da lei com relação a emissão de sons, pois muito barulho é prejudicial à saúde do homem e também dos animais, elevando o nível de estresse.

Combate a poluição sonora (Reprodução)CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO SONORA

O ruído excessivo e constante, mais além dos lógicos efeitos negativos na audição — tinnitus ou surdez —, pode provocar outros problemas na saúde humana, especialmente entre os mais jovens e mais idosos. A seguir, revisaremos os principais:

Psicopatológicos

Agitação respiratória.

Psicológicos

O ruído pode provocar episódios de estresse, fadiga, depressão

Sono e conduta

Um ruído superior a 45 dB impede conciliar o sono ou dormir corretamente

Memória e atenção

O ruído pode afetar a nossa capacidade de concentração,

SOLUÇÕES E EXEMPLOS PARA REDUZIR A POLUIÇÃO SONORA

Organismos internacionais como a OMS coincidem em indicar que a conscientização da cidadania é fundamental para vencer este inimigo invisível. Por exemplo: realizar atividades de lazer sem gerar ruído excessivo, evitar o uso do carro e escolher alternativas como a bicicleta, fazer obras domésticas nos horários recomendados, isolar as moradias com materiais que absorvem ruídos, etc. Para isso, também é fundamental promover a educação ambiental com as crianças.

Paredões têm sido grandes vilões da poluição sonora, além de causar danos à saúde física e sonora das pessoas, mostram uma certa irritação dos prejudicados por conta da falta de consciência de quem as usa.

Se é prejudicial para os humanos, também o é para os animais. Segundo o serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos (NPS), a poluição sonora tem um grande impacto ambiental e notáveis efeitos adversos na vida selvagem. De fato, para os especialistas, o ruído pode perturbar os padrões de reprodução, aleitamento e, inclusive, contribuir para a extinção de algumas espécies



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES