A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o dia desta última quarta feira, 17, vacinação contra o vírus da gripe (H1N1).
Os pontos de atendimentos ocorreram na Unidade Mista de Saúde Raimundo Lopes Correia Lima e posto de Saúde Mãe Honorata, onde centenas de crianças de de meses até 6 anos foram vacinadas, além de gestantes e puérperas.
Em uma primeira fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha vai ter direito à vacina. Além do pessoal já mencionado, estão incluídos:
- Trabalhadores da saúde
- Povos indígenas
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Idosos
- Professores de escolas públicas e privadas
- Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
- Jovens sob medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional
- Pessoas privadas de liberdade
A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação. Mesmo fora das turmas prioritárias, é possível conseguir sua dose na rede privada – os valores vão de 100 a 200 reais.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.