Construção de seis novas escolas-modelo vão beneficiar cerca de 2 mil alunos em São Francisco do PI

Construção de seis novas escolas-modelo vão beneficiar cerca de 2 mil alunos em São Francisco do PI

São Francisco do Piauí foi um dos municípios piauienses contemplados este ano com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de seis novas escolas de ensino fundamental modelo-padrão, (incluindo 6 salas de aula da localidade Melancias recém inaugurada) beneficiando aproximadamente 2 mil alunos. A liberação de recursos se deu graças ao empenho do prefeito Dr. Francisco, que desde o início de seu mandato colocou a Educação como prioridade de sua administração e não tem medido esforços para atrair mais e mais investimentos do governo federal para o setor, como forma de melhorar os indicadores do município e garantir mais cidadania para a população.

Duas das cinco já estão sendo construídas nas localidades Golfos (escola modelo-padrão4 salas de aula) e Curral de Pedras (escola- padrãoFNDE 2 salas de aula). Em breve a prefeitura abrirá licitação para a construção de mais três, (Serrinha, Cercado Velho e Salinas). As obras são fruto de convênio firmado entre a prefeitura e o Ministério da Educação (MEC), e custeadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). ??Com mais seis escolas, o ensino público em São Francisco do Piauí dá um salto de qualidade muito grande, pois além de atender a um número maior de alunos, elas irão suprir a demanda dessas comunidades, facilitando o acesso das crianças ao ensino público e, com isso, promove a redução do déficit educacional e o avanço do município?.

Com arquitetura ampla e moderna, as escolas terão 2 salas de aula (Curral de Pedras), 4 salas de aula (Golfos e Cercado Velho) e 6 salas de aula (Serrinha e Salinas), com capacidade para mais de duzentos alunos em dois turnos (no caso das escolas de 4 e 6 salas de aula), além de biblioteca, áreas de serviço e de administração, pátio coberto, sala de leitura e de informática, sistema de água, esgoto e iluminação e acesso para pessoas com deficiência, obedecendo aos padrões do MEC. Além das escolas, o prefeito Dr. Francisco já assinou a ordem de serviço para a construção de outras obras importantes como, uma quadra de esportes na localidade Curral de Pedras, uma em Golfos e outra em Vereda, uma antiga reinvindicação daquelas comunidades.

Também estão previstas obras de pavimentação em paralelepípedo (calçamento) em ruas do bairro rua nova e nas ladeiras das localidades chapadinha e caraíbas. Em breve a prefeitura abrirá licitação para a construção de um balneário no povoado Salinas, obra essa que é um grande sonho de turistas que visitam a comunidade e também, um sonho dos moradores daquele povoado que tem uma das maiores barragens do Piauí, além de projeto de irrigação na localidade Águas Belas, mais uma academia ao ar livre (academia da saúde), ampliação do abastecimento de água nas comunidades Tinguis, Gado Velhaco, Lavagem, Alegrete, Melancias, Saco, Lavagem, Baixa Velha, Águas Belas, Angelim, Caraíbas, Gado Velhaco, Branca, Curral de Pedras, Jatobá, Jenipapeiro, Arranco, Brejinho etc.

Para o prefeito Dr. Francisco, esse conjunto de obras, somando às que estão em andamento, e as que já foram executadas no município, nos últimos cinco anos e quatro meses, a exemplo da construção do estádio Francisco Ferreira da Silva (Ferreirão), quadras de esportes nas localidades Cercado Velho, Melancias e Salinas (recuperada), ampliação de UBS?s na sede e nas localidades Melancias e Cercado Velho, além da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no povoado Serrinha, perfuração de poços e ampliação em diversas comunidades, pavimentação em paralelepípedo em diversas ruas da cidade e dos povoados Serrinha e Salinas, 30 casas populares no conjunto habitacional Pedro Tito de Sousa (bairro Rua Nova), recuperação de praças na cidade, reforma e ampliação de escolas, um grande projeto de irrigação no assentamento Malhada Grande e em outras localidades, duas academias ao ar livre, construção de barracas de tijolos e reforma do clube dos vaqueiros, mais de 300 bicicletas para alunos da zona rural, 5 ônibus escolar, uma retroescavadeira, um patrol, uma par carregadeira, um caminhão- caçamba, um caminhão-pipa, um caminhão para a agricultura familiar, duas ambulâncias do SAMU, uma viatura policial, um trator completo (carroceria, enxada e batedeira), instalação de um telecentro comunitário, recuperação de estradas; entre muitas outras realizações, representando um investimento muito significativo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos sãofranciscanos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES