A secretaria municipal e saúde, de Santo Inácio do Piauí, realizou na noite desta terça-feira (24), uma palestra sobre o setembro amarelo. Durante todo esse mês tem sido realizado ações voltadas para a prevenção do suicido.
A palestra desta noite foi direcionada à profissionais da área da saúde que atuam no município, recebendo orientações de como agir em certas situações. O psicólogo Walter Sobrinho foi quem ministrou a palestra, realizada no prédio da câmara municipal de vereadores.
Origem do setembro Amarelo
O setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.
Além dos servidores da saúde, participaram do evento a secretária municipal de saúde, Bruna Lara, o diretor da Unidade Mista de Saúde Rosalina Passos, Thiago Wesley, as coordenadoras dos PSF I e a coordenadora do NASF.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.