Evento que seria realizado em Santo Antonio de Lisboa será realizado na cidade de Picos-Pi com o tema central ?Empreendedorismo na cajucultura - tecnologias inovadoras, diversificação e expansão da cadeia produtiva? será realizado na AABB de Picos nos dias 28 de Junho a 1º de julho o 9º Caju Nordeste. O evento que é organizado pelo Instituto Caju Nordeste era realizado anualmente no estado Ceará é a maior feira de agronegócio do gênero.
Segundo os organizadores esse é um evento cujo foco é incentivar e instruir os produtores rurais do caju a assimilarem conhecimentos técnicos e os utilizar em suas produções. O evento é realizado anualmente em pólos produtores do nordeste e é responsável pela divulgação bem como desenvolvimento da cajucultura, propiciando aumento de renda e geração de trabalho.
A programação anda não está fechada mas já foram divulgadas os temas que serão abordados no evento que foi decidida no dia 22 de maio, em Teresina, no auditório da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), contou com a presença do secretário municipal de comunicação, Brás Rufino, e da representante da secretaria municipal da Agricultura e Abastecimento de Picos, Maria da Conceição Sousa Santos.
Nos dias de realização do 9º Caju Nordeste os presentes e participantes contarão com diversas atrações. Logo na abertura irá acontecer a entrega do Troféu Caju de Ouro oferecido anualmente às pessoas e instituições que se destacaram no desenvolvimento da cajucultura. Outra importante atração é o Seminário Técnico no qual serão apresentadas tecnologias inovadoras para a cajucultura, este será apoiado por painéis temáticos, palestras, mini-cursos, vitrines tecnológicas, oficinas técnicas, mesas redondas e visitas técnicas a unidades produtivas( suco, cajuína, castanha e caju clonal).
Os painéis temáticos totalizam três. O primeiro painel aborda as ?Alternativas de mercado para comercialização dos produtos da cadeia produtiva do caju? e em seus temas discorrerão sobre o mercado nacional e internacional para comercialização desses produtos, a produção, certificação e comércio justo do caju orgânico e seus derivados e, as compras governamentais dos produtos da cajucultura.
O segundo painel ?Empreendedorismo na cajucultura ? casos de sucesso? terá experiências de sucesso na produção de caju irrigado, exemplos da agroindustrialização dos produtos do caju nos pólos produtores do Piauí e do consórcio do cajueiro com apicultura e outras atividades agropecuárias.
O terceiro painel traz ?Normas e requisitos para produção,beneficiamento e comercialização dos derivados do caju? que entre outros contará sobre os requisitos para obtenção dos benefícios de incentivo a cultura do caju, como o Proagro, o registro de produtos agroindustriais derivados do caju e sobre a padronização, certificação e identificação geográfica da cajuína.
Os mini-cursos oferecidos organização e gestão de mini fábricas de beneficiamento de produtos do caju e capacitação de merendeiras e nutricionistas do PNAE para uso da diversidade dos produtos do caju na alimentação escolar. As oficinas técnicas irão trabalhar o aproveitamento do pedúnculo e da castanha de caju na preparação de receitas nas comunidades agrícolas da região de Picos.
As mesas redondas terão como pautas as diretrizes para elaboração de um plano para capacitação de mão de obra jovem para os empreendimentos da cajucultura e apicultura, além de discutir os modelos de assistência técnica para cajucultura e a intensificação de plantio para caju de mesa.
As palestras trarão aos presentes temas como a situação da cajucultura do pólo produtor de Picos, o trabalho social da Fundação Fazenda da Paz na recuperação de dependentes químicos com trabalho dentro da cajucultura, a cajucultura sustentável no Território do Guaribas, o uso do gel na produção de mudas do cajueiro, a economia solidária na cajucultura e apicultura como instrumento de geração de renda e trabalho, a segurança do trabalho, em relação ao uso de agrotóxicos e os equipamentos para automatizar o corte da castanha de caju.
Outra realização do evento serão as Vitrines e demonstrações práticas onde serão expostos, demonstrados e comercializados produtos, serviços, máquinas e equipamentos relacionados com a cajucultura e com atividades agropecuárias consorciadas, entre essas demonstrações estão a mini-fábrica de processamento do caju e da cajuína, produção de mudas enxertadas de cajueiro anão precoce.
Ainda teremos o Festival Gastronômico, concurso de receitas preparadas com a fibra do pedúnculo do caju e amêndoas da castanha de caju e a Rodada de Negócios entre as cooperativas de cajucultores e apicultores e as prefeituras.
Caravanas de produtores rurais de caju dos estados da região nordeste estarão presentes para prestigiar e contribuir em todos os aspectos do evento. Todas as noites do 9º Caju Nordeste serão animadas com shows com bandas que em breve serão divulgadas, e um conjunto de apresentações artísticas e culturais previamente organizadas para entretenimento do público.
As caravanas de Santo Antônio de Lisboa, Partirão do Centro da cidade, do Acampamento, Serra Vermelha e Sitio Soledade 3. O almoço e transporte será grátis nos dias de evento, Adaliane viabiliza uma camisa personalizada com o nome do município para todos irem de maneira igual.
O preço e maiores informação: Adaliane 8102 2265
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.