Nesta quarta-feira 14, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a VI Conferência, trazendo o SUS ? Sistema Único de Saúde como tema principal.
Todas as decisões deliberadas nesta conferência devem ser transformadas em resoluções e ações concretas com garantia de definição orçamentária na referida secretaria.
Por isso, o objetivo da conferência é o de ?checar? se os direitos previstos nos documentos legais estão sendo cumpridos e as deliberações foram concretizadas pelo poder público.
Há de se destacar também o monitoramento pela sociedade civil representada pelas organizações e conselhos no que se refere à defesa de direitos e criação de políticas públicas.
Neste sentido, os municípios são os locais onde se executam as políticas públicas, portanto são espaços privilegiados de participação da comunidade e dos segmentos organizados.
Em entrevista concedida a este colunista para a Rádio FM, a Secretária Iara Guimarães falou dos objetivos da Conferência, da importância e dos resultados obtidos nos trabalhos de oficinas.
A secretária observa que os resultados poderiam ser bem melhores se houvesse uma maior participação da comunidade, assim como dos representantes de seguimentos para a colaboração na elaboração das metas. Contudo, destaca a importância da participação das pessoas na busca do conhecimento de seus direitos e deveres.
Dentre as sugestões acolhidas, a Secretária destaca o pedido da Vereadora Nilda Soares que pede um Fisioterapeuta para cidade, vista a grande quantidade de pessoas que se deslocam para Bom Jesus em busca deste profissional. A Secretária afirma que está em andamento o convênio de mais um Programa (NASF) que tem como objetivo a formação de equipe com contratação de 01 Fisioterapeuta, 01 Nutricionista e o Educador Físico para acompanhamento destas pessoas.
Como palestrantes, tivemos Dra. Glicia Texeira Moura de Sousa e Dr. Francisco de Assis Pinheiro.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.