Secretaria de Ação Social promove força tarefa para regularização dos benefícios do Bolsa Família

Secretaria de Ação Social promove força tarefa para regularização dos benefícios do Bolsa Família

Seminário sobre Bolsa Família | Sec. Ação Social

O Programa Bolsa Família requer um cuidado especial por vários motivos, trata-se de um programa de transferência de renda para a população carente, melhorando assim a qualidade de vida dessas pessoas, o acompanhamento das crianças tanto na saúde como na educação além de renda para o município como um todo.

Esse cuidado se dá também em função da necessidade de alimentação do banco de dados dos cadastros junto ao Ministério do Desenvolvimento.

Havia uma necessidade de recadastramento até o dia 31 de dezembro de 2012, porém como se tratava de transição de mandatos, muitos municípios não atenderam essa exigência. Assim que assumiram muitos gestores passaram a enfrentar a inexperiência, a falta de mão de obra especializada (os antigos eram cargos comissionados) e até a burocracia da Caixa Econômica para liberação das senhas.

Em Redenção tudo isso se agravou visto que o programa estava desativado uma vez que o responsável que era comissionado abandonou o cargo nos últimos 4 meses por falta de pagamento, causando assim o cancelamento de vários benefícios na cidade.

Entendendo todas essas dificuldades, o Governo Federal adiou o recadastramento para 28 de fevereiro de 2013. Com isso o Secretário de Assistência Social ? Joaquim Fonseca Filho ? promoveu uma verdadeira força tarefa para atender toda demanda. Foi contratado um profissional (de Bom Jesus) Sr. Francisco Santiago Piauilino experiente em CadÚnico para efetuar o recadastramento e simultaneamente preparar uma equipe de digitadores e coordenadores para a função. Além disso, a secretaria convidou a Assistente Social da cidade de Santa Luz PI Sra. Carmina Miranda para ministrar um seminário sobre o aludido programa e também preparação da equipe. O Governo ainda adiou para o dia 28 de março de 2013, no entanto Redenção já havia sanado todos os problemas do Cadastro Único.

A preocupação do secretário é salutar, pois o Bolsa Família em Redenção oscila entre a 2ª e 3ª maior renda do município com mais de 1400 beneficiários e renda de aproximadamente R$ 400.000,00 por mês, recurso que melhora a vida dessas pessoas e aquece a economia local.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES