Foi inaugurada nesta segunda-feira dia 15, a Sala do Empreendedor do Município de Redenção do Gurguéia. Esta é uma iniciativa da Prefeitura que ao longo destes dois anos vem buscando o desenvolvimento econômico e social dos munícipes.
Nestes mais de dois anos, a Prefeitura buscou parcerias junto a vários órgãos para capacitação de pessoas nos mais variados seguimentos de serviços. Ao todo, mais de 800 pessoas foram capacitadas nos mais de 15 cursos oferecidos.
Nos dias 29 e 30 de maio, o SEBRAE ministrou curso de Empreendedorismo, voltado para os Micros e Pequenos Empreendedores do Município e pessoas que embora não estejam formalizados através do MEI (Micro Empreendedor individual) mas possua um negócio informal. O objetivo é qualificar essas pessoas para gerenciar melhor seu negócio gerando emprego e renda na comunidade.
Na primeira quinzena de junho, outro curso foi oferecido pelo SEBRAE O CURSO DO COMPRADOR, voltado para membros da CPL (Comissão Permanente de Licitação), secretários e funcionários da administração municipal, diretores de escola da rede municipal de ensino, que se dedica aos aspectos práticos e operacionais da Lei Complementar nº 123/2006, abordando a fundo todos os artigos do Capítulo V da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que institui a inovações jurídicas de Compras Governamentais.
Agora com esta Sala do Empreendedor vinculada a Secretaria de Geração de Emprego e Renda, coordenada pelo Agente Local Francisco Batista que foi e será constantemente orientado e capacitado pela equipe do SEBRAE, o Prefeito Delano Parente acredita que fecha-se um ciclo na busca pelo desenvolvimento social e econômico do município.
O Prefeito declarou que embora as Leis como a Lei Nº 11.947. que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja adquirida da agricultura familiar local, nunca houve uma preparação dos agricultores e micro empreendedores no sentido de se formalizarem, se capacitarem para participação em licitações públicas etc.
Segundo ele, é injusto que os recursos que entram no município sejam utilizados para fomentar as empresas até de outras unidades da federação por falta de organização das nossas. Ele acredita que com os produtores locais comercializando seus produtos com o Poder Público Estadual, Municipal e Federal além de poderem incrementar suas propriedades, vão poder contratar pessoas, gerando emprego e renda, fazendo com que esses recursos circulem no município.
A equipe do SEBRAE representada pelo Gerente Regional, Sr. Cássio Castelo Branco, disse da satisfação em estar nessa parceria, principalmente pelo afinco percebido pela equipe local, colocando-se a disposição. Segundo ele, essa sala será o elo entre SEBRAE e o município e que juntos trabalharão para alavancar o desenvolvimento local.
Participaram da solenidade instituições como EMATER PI, SENAR PI, BRADESCO, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores, Companhia de Abastecimento D’Água, Secretários Municipais, Micros Empreendedores individuais entre outros.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.