SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE REDENÇÃO DO GURGUÉIA
RUA GETÚLIO VARGAS ? CENTRO
REDENÇÃO DO GURGUÉIA ? PI
INFORMATIVO ? SINTERG-2011
Dr. Luciano, Dr. Valdênio e Dr. Carlos
Colaboradores na caminhada do SINTERG
Nestes 5 anos de existência, o SINTERG, tem somado e agregado certos valores que enriquecem e ajudam a construir a caminhada do Sindicato. Como já fora mencionado, o Sindicato vive a fase de aprendizado e de organização burocrática porque passa toda instituição oficial. Nesse sentido, a categoria se sente hoje mais estruturada e mais consciente da responsabilidade enquanto agentes motivadores que defendem a bandeira da luta, da igualdade e da justiça. É claro que ainda tem um longo caminho a percorrer, em especial no tocante à formação sindical e lutas pelos direitos adquiridos.
Mas nesta efêmera caminhada, não se poderia deixar de mencionar a participação e colaboração de três profissionais, que para o Sindicato, não foram simplesmente meros advogados (até porque o Sindicato não provém de posses para gratificá-los como tais), mas principalmente atuarem como patronos da classe, criando um vinculo de amizade, gratidão e admiração, haja visto, terem despertado no Sindicato a esperança de que a justiça é possível principalmente para aqueles que correm atrás com firmeza e determinação.
Diz Ariano Suassuna:
?É muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: O país dos privilegiados e o país dos despossuídos?.
Com isso, ratificamos a magnífica atuação destes ilustres profissionais, cada um com estilo e perfil diferentes, agindo, sobretudo com ética e dedicação, junto ao Sindicato:
1º Foi Dr. Luciano Paranaguá ? Jovem advogado acostumado a defender Sindicatos de educação, fez uma base jurídica importantíssima para o Sindicato que estava se formando e se organizando como instituição que busca a defesa do trabalhador. A ele se deve muitas conquistas, prova disso, são resultados de ações por ele impetradas, onde muitos processos já se encontram julgados, outros em fase de execução com base nas seguintes reclamações: irregularidade nos contratos de trabalho do pessoal concursado de 1998, que Por conta disso, gerou outros tantos problemas; isso sem falar nas perdas e promoções não executadas.
2º O Dr. Valdênio Guerra Aguiar ? homem temente a Deus enfrentou também uma fase não menos difícil do que o Dr. Luciano foi na verdade o que se poderia se chamar de ?prova de fogo? do Sindicato, pois numa cidade do porte de Redenção do Gurguéia, se conseguir 90% de adesão a uma greve de 60 dias, sofrendo todo tipo de ameaças que se pode imaginar, onde se reivindicava: descongelamento do salário, vantagens adquiridas, promoções, implantação do piso salarial nacional, disposição de uma pessoa para o Sindicato, etc.
Apesar de todos os motivos serem justos e a 1ª decisão a nosso favor; foi julgada no final, ilegal, por decisão que não convenceu a categoria, mas esta, respeitou. Mas apesar daquele resultado, a classe se sentiu vitoriosa, pois além da adesão quase total da categoria, foi também da comunidade, fato inacreditável para a nossa realidade.
Isto sim foi uma conquista; por isso temos muita gratidão ao Dr. Valdênio, com quem mantemos contato sempre que precisamos, ele se coloca inteiramente à disposição.
3º Atualmente, o Dr. Carlos Augusto da Silva, profissional dedicado, com extremo senso de ética, perfeição e compromisso, instiga e motiva a todo o momento, com um zelo profissional que contagia e que influencia quem com ele trabalha. Além de sua relevante colaboração ao Sindicato, é um verdadeiro mestre, que dá lições, orienta e ensina o que é viável ou não. Foi com ele que depois de quase um ano de salários atrasados, paralisações e uma situação beirando ao desespero coletivo, o Sindicato entrou com uma ação de tutela antecipada no dia 8 de novembro de 2010, onde não mais se lutava pelas vantagens adquiridas perdidas e esquecidas no tempo, mas pelo óbvio, salário em dia. Com esta ação conseguiu-se o bloqueio da conta do FUNDEB para garantir o pagamento dos profissionais da educação, priorizando os filiados, autores da ação, fato também novo e marcante na nossa pequena Redenção. E, um fator determinante aí, foi a atuação de Dr. Carlos, que é um desses profissionais que não medem esforços, profundo conhecedor da sua área, demonstrando assim, um equilíbrio emocional e espiritual que transmitem confiança, determinação e perseverança em tudo que faz.
Fica então a gratidão e o reconhecimento do SINTERG a estes profissionais que ajudaram na caminhada do Sindicato.
O nosso muito obrigado!
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.