I Seminário Territorial Cultural da Comunidade Quilombola de Brejão dos Aipins

I Seminário Territorial Cultural da Comunidade Quilombola de Brejão dos Aipins

Mesa das autoridades | Ranchimit Batista

Nestes dias 15 e 16 de julho, aconteceu na comunidade Brejão o I Seminário Territorial Cultural da Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins. O objetivo é Reunir comunidades e autoridades competentes para discutir sobre o território, a legalização e a educação (lei 10.639/03) dos grupos étnicos quilombolas e formular propostas articuladoras entre os grupos no sentido, do apoio as atividades de promoção e preservação da cultura quilombola.

O evento contou com a participação do escritor Pedro Bispo representante da coordenação de comunidades Quilombolas no Piauí, além de escritor é líder no movimento de luta territorial. A EMATER (Empresa de assistência técnica e rural) através do seu representante Marcio Morgado, representando a Secretaria Municipal de Educação o Sr Onário Guimarães e seu subsecretário o prof. Edivaldo Borges. O vereador José Carlos representando a Câmara de vereadores que também é a liderança comunitária. Como convidado esteve presente o professor e estudante Ranchimit, que está desenvolvendo um trabalho de pesquisa junto à escola da comunidade e a irmã Maria das Dores que é Freira filha da comunidade atualmente residente em Floriano.

O evento foi organizado pelos grupos de jovens da comunidade, contando com o apoio da escola, pais e comunidades adjacentes. Durante o evento o grupo mandinga de quilombo fez algumas apresentações entre elas à capoeira, a dança do maribondo e o maculêlê, as pessoas da adjacência Cupins apresentaram o reisado ainda muito preservado entre na região.

A comunidade hoje conta com três bolsistas quilombolas que formam contempladas pelo Programa Brasil Quilombola e têm desenvolvido um belíssimo trabalho de orientação técnica rural ao povo da comunidade, além do incentivo a promoção e preservação entre crianças e jovens dos costumes e tradições do povo quilombola.

Um evento muito bem organizado, com direito a café da manha, almoço e janta por conta da comunidade para todos os participantes.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES