Estelionatários aplicam golpe do SUS em aposentados de Redenção do Gurguéia

Estelionatários aplicam golpe do SUS em aposentados de Redenção do Gurguéia

Imagem ilustrativa | Internet

            Um novo golpe contra aposentados vem sendo aplicado por estelionatários no Extremo Sul piauiense. Desta vez, a proposta é um cadastramento para que o aposentado receba gratuitamente medicamentos do Ministério da Saúde.

Entenda

            Nesta tarde de segunda-feira, o Sr. Raimundo Araújo Correia, aposentado, morador na Rua do Ferreiro, bairro Planaltina recebeu a visita de dois estelionatários.

            Segundo seu Raimundo, os homens bem trajados, aparentando de 40 a 50 anos de idade, sendo um calvo em um carro branco, novo pararam em sua porta se passando por funcionários do Ministério da Saúde.

            Estavam a serviço do Ministério fazendo cadastramento dos idosos para receberem medicamentos de graça, dados pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Logo pediram o cartão para preenchimento dos dados.

            Ao apresentar o cartão, o rapaz que entrou na sala de seu Raimundo deixou cair no chão e imediatamente agachou, apanhou o cartão, fingiu fazer anotações e devolveu ao seu Raimundo que colocou de volta na carteira. Essa operação foi fração de segundos segundo a vítima.

            Na saída dos estelionatários, seu Raimundo como sempre acompanhou até o carro e percebeu algo estranho. O motorista que não havia descido do carro perguntou baixinho ao comparsa “tu trocou?” enquanto o outro elemento respondeu que sim.

            Aquilo deixou seu Raimundo intrigado e logo olhou a carteira para conferir seu cartão. Pra sua surpresa, o cartão devolvido pelo elemento, pertencia a outra pessoa.

            Imediatamente seu Raimundo buscou conversar com o Gerente do Banco para saber como proceder, mas foi orientado a deixar para o dia seguinte, visto já está fora de expediente. No entanto sua filha fez contato com outra que mora em Brasília e essa por sua vez acionou o banco via 0800 solicitando o bloqueio do cartão.

            Passado todos os dados, o cartão foi bloqueado. O atendente orientou que o mesmo fosse hoje, terça-feira na agência local para confirmar o bloqueio.

            Para surpresa do seu Raimundo, os bandidos haviam feito ainda na noite de ontem, dia do ocorrido, um empréstimo de R$ 900,00 (novecentos reais) do limite, para ser descontados em 12 parcelas. Já para surpresa dos elementos, o empréstimo ocorreu justamente enquanto o cartão estava sendo bloqueado e, cancelado o saque.

            Seu Raimundo contou com o providencial apoio de uma filha com acesso a internet e conhecimento de como proceder imediatamente nestes casos. No entanto, a grande maioria dos aposentados não dispõe desse suporte, se tornando presa fácil destes bandidos.

            Há informação de que pelo menos mais duas pessoas foram abordadas por estes elementos.

            Quanto ao cartão deixado pra seu Raimundo, pertencia a outra pessoa de outra região que teve empréstimo de R$ 1.000,00 do limite de sua aposentadoria.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES