O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Agora em 2013 esse benefício chega à Redenção do Gurguéia com 4 cursos profissionalizantes para um total de 120 pessoas.
Os alunos foram escolhidos conforme critérios técnicos de seleção por uma comissão local, depois uma segunda seleção na Universidade Federal. Aproximadamente 1500 pessoas se escreveram para os cursos de: Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Operador de Computador e Agricultura Familiar.
Os cursos terão a supervisão do Professor Leonardo Atta Farias e Orientação do Professor Daniel Biagiotti. Além da instrução a estes alunos, o Programa também se preocupa com a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.
A implantação do PRONATEC que é uma parceria Tripartite, ou seja, União, Estado e Município, traz além de instrução e melhora na qualidade de vida dessas pessoas, a entrada de recursos na cidade pois, além dos proventos para professores e auxiliares, cada aluno terá um bolsa de R$ 100,00, o que equivale R$ 12.000,00 por mês circulando na cidade só de bolsa de estudo.
Como representante da rede estadual temos o Professor José Aires, Supervisor de Ensino, como representante do município, o Sr. Wilker Martins, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural.
O programa será executado na Unidade Escolar Marcos Parente.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.