Câmara Municipal aprova Projeto de Criação da “Câmara Mirim” em Redenção do Gurguéia

Câmara Municipal aprova Projeto de Criação da “Câmara Mirim” em Redenção do Gurguéia

Vereadores José de Caindinha, Irmão Berto, Amparo Gil e Edivaldo Rodrigues | Ronaldo Figueiredo

De autoria do Vereador Ampario Gil – Presidente da Câmara – um projeto de Resolução 01/2015 que dispõe sobre a Criação e Implantação da “Câmara Municipal Mirim” em Redenção do Gurguéia, foi aprovado, tornando-se Lei de Resolução 01/2015.

O Projeto visa, essencialmente educar os jovens a participar mais destacadamente da realidade de sua comunidade, despertando e criando interesse pelas decisões que direta ou indiretamente o afeta e desenvolvendo uma consciência cívica voltada as necessidades públicas.

Atualmente, é facilmente percebido o desinteresse da juventude pela política e pelas decisões governamentais.Não apenas em nível municipal, ou no Poder Legislativo, mas em todos os níveis da Federação e em todos os Poderes.

Na expectativa de mudar essa situação, considerando que os jovens de hoje serão os líderes de amanhã, serão aqueles que decidirão o futuro desta Nação, deste Estado, deste Município e desta Comunidade, os vereadores dão o primeiro passo que pode ser um marco para a mudança de atitude e de visão quanto ao futuro desta comunidade.

Participarão do processo de escolha dos vereadores mirins, as escolas do município públicas e privadas que possuírem turmas de 7º ao 9º ano. As secretarias serão responsáveis pela escolha que atenderá alguns critérios como: Eleições visando o surgimento de lideranças, análise do currículo escolar do aluno e sua atuação e participação na escola, concurso de redação sobre temas atuais entre outros.

Compete à “Câmara Mirim” especificamente, encaminhar propostas ao Município, relativas a temas tais como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer meio ambiente e outras de interesse do município.

A “Câmara Mirim” reunir-se-á no Plenário da Câmara Municipal, uma vez por mês de 01/03 a 30/06 e de 01/08 a 15/12, uma hora antes das sessões ordinárias da Câmara Municipal.

 




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES