Nesta segunda-feira 28, a Câmara de Vereadores realizou a Sessão Solene para entrega de título horrorífico ao pároco local, Pe. Cristiano Batista. A solenidade foi realizada no Centro Social com transmissão ao vivo pela Rádio Redenção FM e contou com a presença de várias autoridades e caravanas da Zona Rural como Palestina, Barracão, Lourenço, São José e Paus entre outras.
O Vereador Arcilon Filho autor do requerimento fez sua justificativa:
Sinto-me muito feliz e bem a vontade aqui hoje nesta missa solene e, acredito que meus nobres colegas também, por estarmos atendendo um anseio da nossa comunidade, justo e merecido: título de cidadão honorifico ao Padre Cristiano Batista.
Homenagem justa e merecida porque todos nós redencenses conhecemos, participamos, usufruímos e vemos os resultados positivos do relevante trabalho.
Homenagem merecida, por ser um homem com formação religiosa perceptível, além de preparação em outras áreas como a educacional, social, política, etc. Conhecimento esse que ele coloca em prol das pessoas desta comunidade, formando-as, orientando-as, preparando-as para uma vida melhor e mais digna, através das pregações na Igreja, através de divulgação de textos na rádio local, de cursos e projetos desenvolvidos nas escolas.
Homenagem merecida por ser um verdadeiro líder religioso da comunidade, aquele que ouve a voz do seu povo. Está sempre atento aos acontecimentos da comunidade e aos problemas de cada um. Ajudando-os com uma palavra de conforto e materialmente quando necessário, com aquilo que tem ao seu dispor.
Homenagem merecida porque Pe. Cristiano é um idealizador da paz em nosso município, é um mediador fora e dentro da igreja e autor de um dos maiores acontecimentos desta cidade ?A caminhada da Paz?. A qual já se consolidou. E isso não é visto e reconhecido somente neste rincão, mas por diversas pessoas de diferentes lugares, através dos portais. Citemos dois exemplos. (comentários de pessoas de várias partes do Brasil através deste Portal de Internet)
Disse a Professora Delaíce Guerra como testemunha da Igreja: Testemunhar a vida missionária do Pe. Cristiano na nossa paróquia é muito fácil e gratificante para qualquer membro da igreja, dada a sua vocação e doação para com a nossa comunidade; mas ao mesmo tempo, difícil, porque é grande a responsabilidade de, em nome da Igreja, expressar o testemunho de fé
O Pe. Cristiano exerce o ministério de forma didática e pedagógica, daí, suas lições e ações possuírem um caráter educativo que contagia e influencia a todos nós.
Estudioso incansável, não se acomoda, vive sempre se aperfeiçoando em busca de novos conhecimentos; leitor assíduo e critico, tem influenciado muitas pessoas no hábito da leitura.
Instituiu várias pastorais na igreja, administra de forma participativa e transparente as questões e recursos como o dízimo por exemplo. Desta forma, nos impulsiona e nos faz acreditar que a igreja seja referência de integridade para outras instituições.
O Pe. Cristiano não mede esforços para levar a palavra de Deus a qualquer lugar, assumindo até comunidades que não pertencem à sua paróquia, como é o caso da localidade Paus, que ele também adotou, incrementando e resgatando o povo de Deus para dentro da Igreja( neste momento a comunidade Paus respondeu com uma intensa salva de palmas).
Sobretudo, por abrir as portas da igreja e por insistir que a nossa ?Redenção do Gurguéia caminhe à procura do sonho da Paz?. Paz esta, tão sonhada por aqueles que um dia idealizaram uma Redenção como sinônimo de salvação, feliz, onde seus moradores sentissem orgulho de serem cidadãos e cidadãs redencenses.
Pe. Anísio Borges, filho desta terra e atualmente exercendo sacerdócio em Bom Jesus veio representando o Bispo Dom Ramon Lopez Carrozas. Com muita propriedade e conhecimento de nosso povo, ex-orientador do Pe. Cristiano enquanto seminarista, com senso patriótico, fez várias saudações a pessoas e instituições presentes e de forma especial ao Apostolado da Oração ?quando as mulheres do apostolado colocam seu laço de fita vermelha e sentam o joelho no chão, o Pe. se torna mais santo, resiste todo tipo de tentação e conduz com sabedoria seu rebanho?. Trouxe as bênçãos do Bispo e se disse muito feliz pelo trabalho do Pe. Cristiano em Redenção, sua terra natal.
Dois momentos importantes na solenidade foram os testemunhos dos vereadores Junivaldo Pereira, o Juca do Barracão e o Vereador José Carlos Folha, ambos evangélicos das Igrejas Assembleia Missão e Batista respectivamente, reconhecendo e aplaudindo o trabalho da Igreja Católica para com a comunidade em geral, independente de cor, classe, credo ou facção política.
O homenageado da noite fez vários agradecimentos, dizendo ser este um motivo de aumentar cada vez mais a sua responsabilidade, compartilhou com todos os grupos e pessoas colaboradoras da Igreja, os frutos e resultados ali apresentados e suplicou a todos os seguimentos da sociedade: jovens, adolescestes, senhores, senhoras, executivo, legislativo, igrejas evangélicas e pastores ... ?Ajudem-me a ser Padre?.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.