O professor de História Cleres Marques da Silva, nestes últimos dias desenvolveu um projeto com alunos do 2º ano ?C?, intitulado PARLAMENTO NA ESCOLA. O Projeto tem como principal finalidade as políticas públicas, fazendo um paralelo entre Câmaras Municipais do Período Colonial aos dias de hoje. Com isso o professor convidou todos os seguimentos da sociedade, trazendo a tona um debate público, estimulando os alunos a crítica e reflexão sobre os problemas da cidade além de trazer o debate para a comunidade, mostrando os problemas existentes, buscar a solução destes problemas etc.
O professor deixou claro que este é um trabalho educativo de políticas públicas e que em nenhum momento a escola ou seus profissionais buscam a política partidária. Disse ainda que o importante é buscar essa interação escola x comunidade principalmente pela abrangência do trabalho, sendo transmitido ao vivo para toda região pela Rádio Redenção FM, permitindo a participação da população. Segundo ele, a política acaba sendo inevitável, pois querendo ou não estamos inseridos nela, porém nunca a politicagem, visto que existe a política de cidadania e a política partidária. Esta é a política de cidadania.
Durante a Sessão, o vereador Arcilon Filho deu uma explanação geral sobre Regimento Interno, papel do Vereador e a lei Orgânica do município.
O professor Cleres Marques comandou os trabalhos trazendo os objetivos gerais e específicos do projeto. Apresentou relatório produzido pelos alunos com muitos slides de situações críticas do município além de entrevistas com a população.
Os temas trabalhados foram: Urbanismo, Saúde, Segurança Pública e Educação, onde a cada item estabelecia um bom debate por parte dos vereadores e população presente (através de pergunta).
O projeto foi tão bem apresentado (relatório) que a cada descrição de uma situação a platéia aplaudia, se identificando, se indignando, se comovendo com os problemas.
O Presidente Junivaldo Pereira agradeceu ao convite do Professor, falou da importância da interação da população com o legislativo, o despertar do senso crítico no alunado e principalmente a parceria de todos na busca da resolução dos problemas. No final presenteou a escola dom dois livros - Constituição Estadual ? em Braille que farão parte da biblioteca da escola.
Obs.: devido a magnitude do trabalho apresentado, esta coluna divulgará paulatinamente todo projeto. Projetos como este, encontrando abrigo na Casa do Povo (Legislativo) e ultrapassando a jurisprudência dos muros da escola, da cidade, estado pelos veículos de comunicação, nos dá a certeza de grandes transformações através da educação.
Veja mais fotos em: http://www.45graus.com.br/redencao-do-gurgueia-piaui
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.