Bairro Santo Antonio está em festa em homenagem ao seu padroeiro

Bairro Santo Antonio está em festa em homenagem ao seu padroeiro

Padre Zé Dino durante celebração | Ronaldo Figueiredo

Desde o dia 1º de junho o Bairro Santo Antonio está em festa. É a Novena de Santo Antonio, comemorada em 13 dias. Este festejo é uma tradição, durante muitos anos chamado de festejo de Madalena que após a sua morte, sua filha Fieta deu continuidade.

Ainda na década de 90 o Padre Ângelo Raimundo deu início ao projeto de socialização daquele bairro, chamado pejorativamente de "Infernin". Pe. Ângelo sugeriu Vila Alencar ou Santo Antonio, ficando este último em função do festejo. O Pároco substituo - Cristiano Batista, deu continuidade a este trabalho de evangelização e socialização e no ano de sua saída inaugurou a Capela Santo Antonio onde hoje acontece missas todos os domingos pela manhã. O atual padre - José Dino tem se desdobrado para celebrar nas duas Igrejas e principalmente neste período onde a comunidade Paus no município de Monte Alegre do Piauí também celebra Santo Antonio e está sob a responsabilidade do mesmo. As celebrações em Redenção serão compartilhadas com vários padres da região e também o Bispo Dom Ramon além dos Padres filho da terra como Thailson Guerra, Benedito Fonseca e Anísio Borges.

Graças ao apoio de muitos jovens do bairro, a Capela conta com várias atividades através de projetos voltados para a juventude sob a responsabilidade de Celma Ferreira e Evanci do Lago entre outros.

Em se tratando da parte festiva, durante o festejo são construídas várias barracas organizadas tornando assim uma festa com muito mais atrativos, onde as pessoas podem desfrutar de bebidas, comidas típicas e muito bate-papo. Neste período que antecede a camapnha eleitoral, pessoas de vários segmentos da política local se descontraem em volta da mesma mesa, numa espécie de "civilidade" que é típica da nossa região.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES