O Piauí é conhecido como o detentor do maior museu a céu aberto da Arte Rupestre do Planeta, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
São Raimundo Nonato é visto como Rota de Turismo Científico e Cultural, onde se gera milhares de empregos sustentáveis.
As buscas por conhecimentos sobre o homem pré-histórico tem mobilizado especialista do mundo inteiro.
Nesta semana, um registro histórico, mostra que Redenção do Gurguéia também está neste roteiro turístico científico e cultural. O atual Prefeito,obstinado por questões turísticas e conhecedor dos baixões do seu avô Nonato Borges onde sempre ouviu trabalhadores falarem de desenhos nos paredões rochosos, resolveu ir atrás dessas informações.
As histórias dos trabalhadores se confirmaram e realmente existem pinturas rupestres em Redenção. Ainda segundo relatos de trabalhadores, muitos utensílios (panela de barro e outros) eram encontrados nas tocas desses baixões. Segundo os trabalhadores tratava-se de ?caboclos? (uma espécie homem do mato) que habitavam aquela região.
Considerando a ampliação do Parque da Serra das Confusões onde redenção teve parte de seu território incluído no parque ecológico, considerando ainda o Programa Brasil Próximo que desenvolve ações de sustentabilidade ambiental na região, Redenção poderá se tornar a nova porta do Turismo Científico Cultural do Piauí.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.