O PRONATEC é um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Por outro lado o SENAR é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procurando também, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações.
Com esta perspectiva, uma parceria entre estas três instituições, incluindo o Centro de Ensino Médio José Soares com suporte físico e operacional, culminou com a solenidade de entrega de certificados neste sábado 16, para alunos que participaram do Curso de Bovinocultura de Leite.
Em entrevista à este colunista para a Rádio Redenção FM, Dr. Augusto Carlos médico Veterinário e instrutor representando o SENAR falou da importância do curso para região de Redenção visto ser uma das bacias leiteiras do extremo Sul do Piauí. Dr. Augusto acredita que estes jovens em breve irão desenvolver a pecuária na linha bovinocultura de leite no município.
Dr. Reginaldo Veloso, Gestor do PRONATEC / SENAR PI disse que o PRONATEC foi uma coisa nova para o SENAR. Dando um panorama geral sobre os objetivos dos mesmos principalmente do objetivo do curso nesta região, Dr. Reginaldo disse que um dos grandes problemas na economia rural é de gestão e não de produção, ou seja, tornar a atividade lucrativa. Hoje o SENAR destina cursos para o produtor (quem planta e quem cria), também para mulheres no sentido de melhorar a gestão como um todo. Disse também que todos os cursos são de carga horária de 160 horas, mas que agora terá também cursos com 260 horas para uma melhor qualificação desses estudantes.
Dr. Reginaldo disse ainda que os cursos são disponibilizados de acordo com a aptidão da região e, Redenção tem essa característica leiteira. Disse conhecer bem a realidade local graças as inúmeras visitas que faz à cidade, pois contraiu matrimonio com uma redencense (Sra. Márcia Borges) e que tem percebido essa necessidade de qualificação, visto que Redenção tem muitos pequenos produtores. Neste caso chegou a hora de qualificar os filhos destes produtores com vistas a dar continuidade a atividade de forma mais otimizada.
Então se a produção leiteira é uma atividade intrínseca ao município, nesse primeiro momento se qualifica os jovens quanto a produção e, segundo Dr. Reginaldo já pactuou para 2013 um curso (novo no SENAR) para produção de derivados do leite com uma carga horária de 280 horas. Dr. Reginaldo disse que a ideia é que o pequeno produtor cresça e, se porventura a cidade não absorva a demanda, poderá se criar grupos e vender o derivado.
Outro ponto da entrevista foi a promessa de que em outras oportunidades o SENAR / PRONATEC traga para as turmas, os agentes financeiro como Bando do Nordeste e Banco do Brasil para viabilização de crédito para estes profissionais.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.