Neste sábado 08, o agropecuarista Nelci Bacelar e a empresa Dow AgroSciences promoveram um Dia de Campo na localidade Estiva para apresentação do CONVERT HD364.
O Sr. Nelci é produtor de grãos e pretende desenvolver pecuária de corte na região, para isso estabeleceu parceria com esta empresa na busca de uma melhor qualidade na produção da pastagem.
Durante apresentação através de palestras para os produtores e profissionais convidados, os técnicos da empresa descreveram o CONVERT HD364 como uma gramínea de alta produção de forragem, com elevados índices de proteína e digestibilidade ao longo do ano, suporta melhor os períodos de seca prolongados e maior tolerância às cigarrinhas-das-pastagens.
A área escolhida para o cultivo (teste) na fazenda do Sr. Nelci foi a de maior adversidade pela qualidade do solo, no entanto o capim se mostra com excelente estado, visto a seca prolongada que assola a região. Isso se deve principalmente pelo sistema radicular da planta segundo os técnicos, que tem maior captação hídrica.
O CONVERT HD364 foi obtido pelo Projeto de Forragens Tropicais do CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical), fruto da seleção das progênies de três gerações de cruzamentos entre Brachiaria ruziziensis x Brachiaria decumbens x Brachiaria brizantha.
Em entrevista para a este colunista para a Rádio Redenção FM, os representantes técnicos da Dow AgroSciences, Gustavo Martins e Bruno Carvalho disseram do sucesso alcançado até o momento e acreditando que este será o caminho para alavancar a pecuária da região ? material de qualidade para adaptação do pecuarista aos intempéries da seca.
O Sr. Nelci proprietário da fazenda disse estar satisfeito com os resultados até o momento e acredita que os problemas enfrentados pelos pecuaristas da região serão minimizados consideravelmente com o uso da tecnologia. O Sr. Nelci disse que quer compartilhar com os produtores da região, toda sua experiência na agropecuária, isso independente do nível do pecuarista, se ele tem 5 ou 5.000 ha de terras. Ressaltou que está com as porteiras de sua propriedade abertas para receber aqueles que queiram compartilhar das informações. Outra oferta do agropecuarista foi quanto à educação, ele se dispôs ao governo municipal para receber estudantes da Secretaria de Educação para aulas de campo. Segundo o fazendeiro isso será importante para o crescimento futuro do agronegócio.
Muitos agropecuaristas dos cerrados e da região compareceram assim como professores da Universidade Federal, Colégio Agrícola, Poder Executivo e Legislativo de Redenção e Bom Jesus, Banco do Nordeste e muitos profissionais autônomos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.