Foram apreendidos cigarros, cerca de R$ 200 mil reais, uma moto e arma
Na manhã de hoje (29), agentes da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e Relações de Consumo (Decoterc) e da Polícia Rodoviária Federal, com apoio de agentes da Secretaria da Fazenda do Piauí, desencadearam operação na cidade de Piripiri - PI e localizaram um depósito recheado de produtos contrabandeados, com indícios de atividade de falsificação de bebidas e cigarros.
No depósito foram encontrados vários frascos de bebidas, especialmente de uísques de marcas famosas, possivelmente com a finalidade de serem reenvasados com líquido manipulado. O local era camuflado pela fachada de uma residência, para não levantar suspeitas.
Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo juíz da comarca de Piripiri. Na oportunidade, os agentes apreenderam grande quantidade de fumo, cigarros de origem paraguaia, cuja venda é proibida no Brasil, cerca de 200 mil reais em dinheiro, uma espingarda calibre 28 sem marca, com 9 cartuchos, 20 pássaros em 16 gaiolas e recuperaram, também, uma motocicleta supostamente roubada.
A operação foi batizada de “Suíno”, nome adotado em razão do apelido de um dos investigados, o comerciante "Porquinha".
Segundo o Delegado Titular da Decoterc, João José Pereira Filho, o JJ, foi dado cumprimento a 4 mandados judiciais que culminou em uma condução e várias apreensões, entre elas, de cigarros contrabandeados, "que há muito tempo circulam em Piripiri", disse.
Ele explica que a denúncia foi realizada por um cidadão comum, no Ministério Público em Piripiri e encaminhada para a Decoterc em Teresina. O inquérito está aberto desde março de 2015.
De acordo com o delegado, o objetivo era prender o principal suspeito que é o comerciante de nome Antônio Barbosa, conhecido como "Porquinha", esclarecendo que a operação é em homenagem a ele: "Suíno".
"Ele é o grande chefe dessa organização criminosa que atua em crimes contra a ordem econômica, no caso, contrabando, que deve ser ceifado da sociedade (...) O foco era cigarros e bebidas. Acreditamos que essa pessoa que traz o cigarro pra cá (Piripiri), que é do Ceará, provavelmente deve negociar com bebida também", revela o delegado JJ.
"Chegando na casa dele, ele não estava. Mais foi apreendido na casa, dinheiro suspeito, oriundo do cigarro contrabandeado, uma pequena quantidade de cigarro e na casa do comparsa dele, Zé Amaro, foi que foi encontrada essa quantidade de cigarro", esclarece o delegado, ressaltando que a operação não para com estas apreensões.
Veja as imagens
Delegado Titular da Decoterc, João José Pereira Filho, o JJ, à direita na imagem, está no comando da operação em Piripiri - PI
Com informações: Clique piripiri
Fotos: Sílvio Vieira
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.