O Programa possui 300 pontos distribuídos em 173 municípios do Piauí
No município de Piripiri-PI, a 164 Km de Teresina, um dos municípois do Piauí beneficiado pelo Programa mais saber, funciona em duas Unidades Escolares, que são: Unidade Escolar Judith Alves Santana e Unidade Escolar Baurélio Mangabeira, tendo como mediadoras, as professoras, Maria da Conceição Lopes de Assís e Miciane dos Santos Cardoso.
O programa de educação com mediação tecnológica Mais Saber beneficia uma média de 9 mil alunos matriculados nas modalidades Ensino Médio, Preparatório para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Curso Técnico em Serviços Públicos, Curso Técnico em Educação Infantil.
O Mais Saber é compatível com modelo presencial de ensino, realizado através do software de vídeoconferência IP.TV, atendendo à legislação educacional vigente. As aulas são transmitidas pela televisão, ministradas por professores capacitados e habilitados nos estúdios da TV Mais Saber. A mediação tecnológica possui 300 ambientes escolares e está presente em 173 municípios piauienses. As aulas são realizadas ao vivo nos turnos manhã, tarde e noite.
Programa Mais Saber (Foto:Francisco Leal)
A estrutura do programa conta ainda com uma unidade móvel com vistas a ampliar as possibilidades de atendimento da rede de ensino, através da estação VSAT móvel, para transmissão de eventos que venham a acontecer em outras localidades dentro do Piauí.
Para Lusimary Veloso, diretora do Programa Mais Saber, o objetivo do programa é beneficiar àqueles que não têm acesso ao ensino médio. ?A nossa intenção é beneficiar àqueles que não têm condições para vir estudar na capital ou em uma cidade próxima, como é o caso dos quilombolas. Os nossos estudantes têm as mesmas oportunidades daqueles que estão no ensino regular", comenta.
Os benefícios da educação com mediação tecnológica são enaltecidos por professores e alunos. Para Eder Fabeni, professor de administração do Curso Técnico em Serviços Públicos, a estrutura do programa é muito eficaz. ?Sou professor há 21 anos e é a primeira vez que me deparo com uma estrutura de mediação. O programa é excelente, pois usamos inúmeros recursos e os alunos interagem bastante. Sem dúvidas, o ensino é realizado de maneira facilitada?, ressalta o professor.
Programa Mais Saber (Foto:Francisco Leal)
De acordo com Maria do Carmo Leite Ferreira, aluna do curso de Técnico em Educação Infantil (TEDI), é uma oportunidade muito boa para o aprendizado. ?O curso está sendo muito importante, pois estou tendo a oportunidade de rever conteúdos e experiências importantes para serem aplicadas no cotidiano da sala de aula são disciplinas muito interessantes, tanto as que já foram vistas como as que estamos vendo agora?, declara.
Com informações: ASCOM/PI
Edição: Sebastião Silva Neto
Colaboração de: Scheiliene Mendes
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.