Durante o ano de 2017 foram registrados quatro homicídios no município de Pio IX. O ano também foi marcado pela implantação da delegacia de Polícia Civil no município.
Em janeiro, foi morto a tiros na tarde de uma quarta - feira dia quatro dentro de seu estabelecimento comercial, o homem conhecido por "Juleudy Arrais". Dois outros homens chegaram no clube "J. Arraes" e efetuaram vários disparos contra a vítima.
Outro homicídio aconteceu em agosto na localidade, "Serra da Baraúna", onde José Jonas de Sousa de 28 anos, recebeu golpes de faca em um bar e não sobreviveu aos ferimentos, O principal suspeito do homicídio encontra se foragido e foi identificado por Rafael.
Um corpo foi encontrado na comunidade de "Lajedo Preto", de um homem com aparência idosa, e possuía marcas que levam a polícia a crer que foi morto por arma de fogo. são poucas as informações sobre este caso.
O quarto e último homicídio do ano, aconteceu na véspera da mudança para dois mil e dezoito. Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 22:00h do sábado dia 30, a vítima, Oriel Antônio da Rocha, 31 anos, recebeu vários disparos de arma de fogo em um evento de vaquejada. A polícia tem como principal suspeito, Manoel Francisco. Diligências foram feitas no intuito de capturá lo mas não houve êxito.
Os casos estão a cargo da Delegacia de Polícia Civil do município e 80% já foram elucidados.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.