A Polícia Federal começou nesta segunda-feira as investigações para saber a origem dos boatos sobre o fim do Bolsa Família e da existência de um bônus pelo dia das mães.
Milhares de pessoas de 12 estados do país foram às agências da Caixa Econômica Federal receber o dinheiro antecipadamente. Tumultos, empurra-empurra e longas filas foram encontrados, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, garante que o programa não vai acabar e o pagamento pode ser retirado normalmente.
"Não existe qualquer possibilidade de suspensão ou de qualquer alteração do Bolsa Família. O Bolsa Família está sendo pago, está sendo pago em dia e está sendo pago segundo o calendário, então os beneficiários, principalmente, as mães não tem porque tirar o benefício antecipadamente. Sigam o calendário".-Diz Campello
O benefício é liberado sempre na segunda quinzena do mês, de acordo com o calendário do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome.
Assim como o IPVA e o IPTU, os beneficiários devem ficar atentos ao número final que consta no cartão e a data correspondente no calendário para receber o dinheiro do programa como afirma a ministra Tereza Campello.
"Esse calendário é um calendário divulgado no começo do ano, seguido à risca e que este mês está seguindo com toda a tranqüilidade. Todo o sistema está operante. Nós começamos o pagamento na sexta-feira, como estava previsto. Dia 17 foi o primeiro dia de pagamento este mês".-Enfatiza Teresa
Atualmente, mais de 11 milhões de pessoas recebem o Bolsa Família em todo o País.
Quem ainda não é beneficiário do programa e tem a renda mensal per capita de até 140 reais deve procurar a prefeitura do município e informar os dados para o Cadastro Único dos Programas Sociais, CadÚnico.
Além disso, a família deve comprovar que tem acesso à saúde, alimentação e educação. Para mais informações, ligue de graça para o 0800 707 2003 ou então visite o site: bolsafamilia2013.net.
Reportagem, Victor Maciel/Agencia do rádio/Lucas Andrade
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.