Cerca de 30 Agricultores familiares do Assentamento Maquiné, em Pimenteiras estão ocupando nesta quarta-feira (26), a agência do Banco do Brasil em Valença. Os agricultores ocuparam o espaço dedicado aos caixas eletrônicos e se postaram a frente da porta giratória impedindo o acesso dos clientes ao segundo espaço da agência onde trabalham os funcionários do banco.
A ocupação é coordenada pela Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF) e reivindica a liberação de recursos para a construção de unidades habitacionais, através do Programa Nacional de Habitação Rural no assentamento Maquiné em Pimenteiras como o explica o coordenador da FETRAF Antonio Chaves. “Estamos aqui para reivindicar a liberação do dinheiro para a construção das casas do conjunto habitacional do assentamento Maquiné que foi assinado no dia 03 de junho desse ano e até agora não saiu nenhum centavo” afirmou. Ele disse que as famílias esperam esse beneficio há mais de 05 anos.
De acordo com o coordenador, caso não haja uma promessa concreta de liberação dos recursos os agricultores irão dormir na agencia bancaria. Antonio Chaves afirmou que esteve conversando por telefone com coordenador nacional de política habitação rural do Banco do Brasil em Brasília que prometeu se reunir com técnicos do Ministério das Cidades para saber sobre o andamento do projeto do assentamento. Ainda segundo o coordenador está previsto para a tarde a chegada de novas famílias para se juntar a ocupação. A ocupação é acompanhada pela policia militar que segundo o comandante não irá agir uma vez que a ocupação é pacifica.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.