Picos receberá 3ª Missão Jovem e IV Romaria da Juventude

Picos receberá 3ª Missão Jovem e IV Romaria da Juventude

Romaria | Foto ilustrativa

Fonte:Rodeador News

Postado:Leila Fernanda

O município de Picos sediará entre os dias 18 e 20 de outubro dois grandes eventos religiosos voltados para o público jovem: a 3ª missão Jovem e a IV Romaria Regional da Juventude. A terceira edição da missão tem como Tema: ?Juventude, a vida não pode parar?. Já a quarta edição da Romaria no Estado do Piauí terá como tema: ?Ide e fazei discípulos entre todas as nações?.

Na manhã desta terça-feira (15), em uma entrevista coletiva, no Centro de Treinamento Diocesano, os dois eventos foram apresentados oficialmente a imprensa picoense. Participaram da coletiva o bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José da Luz, o Referencial da Juventude na diocese de Picos, padre, Francidilso Silva, a coordenadora diocesana da Pastoral da juventude, Ramone Santos e a assessora regional da pastoral da juventude, Irmã, Maria Liliane.

Em sua fala Dom Plínio comentou a importâncias das Romarias ao longo da história do catolicismo. O bispo diocesano explanou desde a primeira Romaria, feita por Abraão, passando por Moisés, Josué, Maria, José, e o povo em geral de Nazaré, que naquela época peregrinava para Jerusalém. ?A própria vida de Jesus se faz através de uma romaria. Ele sai para Jerusalém. Essa sua ida é uma romaria que vai acompanhada dos discípulos, mas encontrando todos os povos da região que acolhe a sua palavra?, destacou.

Em sua fala Dom Plínio comentou a importâncias das romarias ao longo da história do catolicismo. O bispo diocesano explanou desde a primeira romaria feita por Abraão, passando por Moisés, Josué, Maria, José, e o povo em geral de Nazaré, que naquela época peregrinava para Jerusalém. ?A própria vida de Jesus se faz através de uma Romaria. Ele sai para Jerusalém. Essa sua ida é uma Romaria que vai acompanhada dos discípulos, mas encontrando todos os povos da Região que acolhe a sua palavra?, destacou.

A assessora da Pastoral da Juventude, Irmã, Maria Liliane, informou que cerca de mil participantes virão da Arquidiocese de Teresina e das Dioceses de Bom Jesus do Gurguéia, Campo Maior, Oeiras, Floriano, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Em relação a acolhida, alimentação e hospedagem dos romeiros ela disse que essa parte já foi resolvida pelo grupo dos casais paroquianos e membros da pastoral da família. ?Mil jovens de outras dioceses já se inscreveram e estão com a participação confirmada. E os 43 municípios da microrregião de Picos, a expectativa é que venham no mínimo dez mil jovens?, estimou.

Na análise do Padre Francidilso Silva, tendo em vista a grande participação dos jovens na Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro em julho, a IV Romaria Regional da Juventude tem tudo para ser uma grande celebração da vida da juventude. Ele frisou que embora a vida dos jovens esteja sempre sendo colocada em xeque eles estão conseguindo mostrar seus rostos seja indo a rua demonstrar insatisfação com os políticos, seja através das demonstrações de fé que a Jornada trouxe para os seus corações. ?Na diocese de Picos nós podemos esperar que os jovens façam realmente acontecer aquilo que a igreja nos pede. Que nós sejamos não só a esperança, mas o presente da igreja no sentido de levar a evangelização, com a beleza, com a verdade e com o ardor que o jovem possui pela sua animação?, finalizou.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES