Além dos padres, dezenas de fiéis e leigos das diversas paróquias da Diocese de Picos participaram da Santa Missa.
Postado:Leila Fernanda
Na manhã de Quinta-feira Santa, 17 de abril de 2014, das 08h às 10h30m, aconteceu na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, a celebração da missa do Santo Crisma. Os padres da Diocese e, outros que vieram da Arquidiocese de Fortaleza-CE, dirigiram-se até a Igreja Catedral, para concelebrar com o Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.
Além dos padres, dezenas de fiéis e leigos das diversas paróquias da Diocese de Picos participaram da Santa Missa.
Na cerimônia, os padres renovaram as promessas sacerdotais e concelebraram a Eucaristia com o bispo Diocesano. Na ocasião, o Bispo, abençoou os óleos dos Catecúmenos e o óleo dos enfermos. O primeiro utilizado nas celebrações de batizados e, o segundo, utilizado para a unção das pessoas enfermas (doentes).
Durante a homilia, Dom Plínio destacou três pontos marcantes para este dia, inicialmente por ser um ?momento celebrativo da vida em comunhão com a Igreja?, quando se reúnem todos os presbíteros para celebrar de um único lugar. Segundo, ?por ser o dia que se renova as promessas sacerdotais?, e terceiro, a ?benção dos Santos Óleos?.
Depois que os fiéis comungaram da eucaristia, o Bispo rezou a oração pós-comunhão e proferiu outra oração própria para a consagração do óleo do Crisma. O mesmo também é utilizado nas celebrações de Batismo, Crisma, na ordenação de padres e consagração de bispos.
Foto:Cleuma Silva
O Vigário Geral da Diocese de Picos, Pe. Flávio Santiago ressaltou que a missa dos santos óleos na qual é denominada pela Igreja é uma celebração litúrgica onde a comunidade eclesial pode vislumbrar a unidade da igreja, porque nela está presente o Bispo e seus primeiros colaboradores, que são os presbíteros da Diocese.
Já o Pároco da Paróquia de São José Operário, Pe. Adalto Filho enfatizou a importância da renovação das promessas sacerdotais feita durante a missa. ?Hoje é um dia muito especial, primeiro porque nos encontramos com todos os nossos irmãos no sacerdócio em torno do nosso Bispo, e depois por renovamos mais uma vez as promessas sacerdotais, momento este muito significativo para nós padres?, pontua.
O Pároco da Paróquia São Cristovão, Pe. Antônio Cristo afirma que a cada renovação sacerdotal se sente mais seguro para dar continuidade a sua missão, propagando o evangelho a todas as pessoas.
No final da missa, antes da bênção final, Dom Plínio José chamou os sacerdotes e entregou-lhes uma sacola contendo os três óleos em frascos diferentes: Batismo, Crisma e Unção dos enfermos.
Fonte:Cleuma silva Pascom
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.