Ministério do Desenvolvimento realiza 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural

Ministério do Desenvolvimento realiza 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural

Evento será realizado nos dias 4 e 5 de setembro na UFPI

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Governo do Estado do Piauí através da Comissão Organizadora Estadual ? COE irá realizar entre os dias 4 e 5 de setembro, no Auditório Luís Silva, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí ? UFPI, a 2ª Conferência Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário ? CNDRSS.

O evento que tem como objetivo geral construir o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário ? PNDRSS, materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicos da PDBR, com indicação de metas de curto, médio e longo prazo, com projeção até 2030, visa promover uma discussão a partir de documentos que foram gerados durante as Conferências Territoriais realizadas no estado.

Para assegurar a participação das cidades piauienses durante a 2º Conferência Estadual, o Piauí foi dividido em 11 territórios. Cada um, por sua vez, promoveu a eleição de delegados com objetivo de participar do evento estadual. Ao todo, foram eleitos 170 delegados sendo 85 mulheres e 85 homens, destes 34 são jovens, os quais conduzirão, dentre outros, debates sobre políticas públicas de Agricultura Familiar.

Na 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, será eleito um total de 30 representantes piauienses que participarão da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável, cuja realização está prevista para o mês de outubro, em Brasília-DF.

As contribuições do Piauí para o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário ? PNDRSS tem como referência os debates e as proposições realizadas nos territórios, segundo os eixos propostos para a Conferência:

1. Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar;

2. Reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais;

3. Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida;

4. Gestão e participação social;

5. Autonomia das mulheres rurais;

6. Autonomia e emancipação da juventude rural;

7. Promoção do etnodesenvolvimento

O evento será realizado com o apoio da Comissão Organizadora Estadual ? COE, que é composta pelos órgãos dos governos MDA, SDR, SEPLAN, EMATER, bem como as organizações da sociedade civil que contribuíram na mobilização dos participantes. E a divulgação do evento como um todo pela Obra Kolping do Piauí.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES