A II Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 17 e 18 deste mês, em Teresina
Ascom
Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente
?Sacolas libertam a terra?, com essa temática o projeto executado por alunos e professores da Escola Municipal Francisco Jeremias de Barros, bairro Samambaia, foi escolhido pelo Ministério da Educação para participar da II Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 17 e 18 deste mês, em Teresina.
Segundo a diretora Leiane Caminho Leal, o projeto foi desenvolvido a partir da observação do descarte de resíduos sólidos no bairro onde fica a escola. ?Observamos o ambiente e detectamos um grande número de sacolas plásticas jogadas a céu aberto. Fizemos registros fotográficos e a partir disso decidimos trabalhar essa temática?.
A gestora destacou que a degradação lenta do material plástico e a importância da, utilização de sacolas retornáveis foram abordados para a comunidade através de palestras e debates. ?A comunidade se envolveu, confeccionamos as sacolas de tecido e enfatizamos a necessidade das mesmas para mudarmos esse cenário de poluição causado pelo descarte de sacolas plásticas?.
Para a coordenadora da Escola Municipal Francisco Jeremias de Barros, Shearley Lima, a expectativa dos alunos e professores em participar da etapa estadual é a melhor possível. ?Os alunos que irão representar nosso município estão empolgados, estudando muito o projeto e, com certeza, iremos representar bem nossa cidade?.
Leiane Caminha disse que toda a comunidade escolar ficou entusiasmada com a notícia. ?Ficamos felizes em saber que nosso trabalho da Conferência na Escola está entre os melhores do estado. Essa conquista teve o apoio e evolvimento de todos os funcionários da escola, dos alunos e dos pais de alunos?.
A aluna Marcilene Siqueira, do 8° ano, foi escolhida delegada, pelos demais estudantes para representar a escola picoense em Teresina. Já como vice-delegado foi eleito Luís Fernando de Sousa.
Os delegados e delegadas presentes escolherão quatro projetos um para cada subtema ? Terra, Água, Fogo e Ar, que considerarem mais relevantes, transformadores e que possam ser realizados. Os delegados e delegadas, representantes das escolas, cujo projeto foi eleito devem acompanhá-los para a etapa nacional. Os demais delegados e delegadas são eleitos em plenário pelos próprios alunos participantes.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.