Empresária picoense é destaque no Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

Empresária picoense é destaque no Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

Empresária picoense é destaque no Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

Ana Maria recebeu o troféu de prata na categoria pequenos negócios

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entregou, no último dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, o prêmio Sebrae Mulher de Negócios a para a empresária picoense Ana Maria de Sousa, proprietária do Colégio São Lucas. Ana Maria recebeu o troféu de prata na categoria pequenos negócios em prêmio que reconhece relatos de vida de mulheres empreendedoras e incentiva o empreendedorismo feminino.

A cerimônia contou com a presença de nove mulheres de todo o país, vencedoras da etapa estadual da premiação nas categorias Pequenos Negócios (donas de micro e pequenas empresas), Negócios Coletivos (mulheres que fazem parte de grupos de produção formal, como cooperativas e associações de pequenos negócios) e Microempreendedora Individual.

Na fase nacional foram premiadas nove empreendedoras, distribuídas nas categorias: Pequenos Negócios (donas de micro e pequenas empresas), Negócios Coletivos (mulheres que fazem parte de grupos de produção formal, como cooperativas e associações de pequenos negócios) e Empreendedora Individual.

A cerimônia de premiação ocorreu no auditório da sede do Sebrae Nacional. Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, 30% dos empreendedores são mulheres e a principal motivação é o desejo de abrir um negócio. ?Sessenta e cinco por cento dos novos empreendimentos femininos são por oportunidade e desejo e não por necessidade, o que dá uma diferença enorme pois aumenta a qualidade e a sustentabilidade dos negócios?, disse.

A professora Ana Maria, como é carinhosamente conhecida, teve o seu sonho de abrir uma escola concretizado em 1991, época em que era preciso ter esperança e acima de tudo, lutar para que tudo tivesse êxito. E com amor e seriedade no trabalho, vem proporcionando qualidade de ensino há mais de 20 anos aos estudantes de Picos e região, os quais depositam no Colégio São Lucas confiança pelos seus altos índices de aprovação em todas as formas de ingresso nas universidades.

?Para nós é motivo de orgulho representar o município, que conhece não apenas sua competência na gestão de uma das melhores escolas do Estado, mas sua perseverança ao tornar o nosso empreendimento em realidade, sem perder o desejo de renovação e a paixão em meio a tantos percalços, para construir o futuro de crianças e jovens que almejam uma educação de excelência? ? disse Ana Maria.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Desta edição, participaram 607 micro e pequenas empresas que disputaram entre si os diversos quesitos de pontuação do Prêmio MPE que são mulheres empreendedoras com mais de 18 anos, donas de empresas de micro e pequeno porte, membro de negócio coletivo ou Empreendedora Individual. É obrigatório que o empreendimento da candidata tenha, pelo menos, um ano de existência. As etapas da competição incluíram o preenchimento de um questionário de auto-avaliação; em seguida as empresas receberam a visita de consultores que avaliam e julgam as melhorias ocorridas no empreendimento nos diversos itens tais como inovação, processos, gestão, administração, sustentabilidade, entre outros.

Agda Oliver, do Distrito Federal, ficou com o primeiro lugar na categoria pequenos negócios. Ela administra a oficina Meu Mecânico, voltada para mulheres, que fica em Ceilândia. ?O prêmio significa que estou no caminho certo. Tenho certeza de que esse troféu vai alavancar o meu negócio?, disse.

Nadir Daroit, da Coosidra, uma cooperativa de sistemas hidráulicos, foi a grande vencedora da categoria negócios coletivos. A cabeleireira Gislaine Marcandali, de São Paulo, dona da Dublê Lavatório Portátil, conquistou o troféu ouro de empreenderoa individual.

Para Luiz Barretto, a mulher brasileira está buscando conhecimento e formação profissional. ?As mulheres vieram para ficar no mercado empresarial, ocupando espaço e ampliando espaços tradicionais de seus negócios: estão invadido a praia dos homens de maneira geral?.

Fonte: Portal FCS



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES