Em 2013, TSE fará recadastramento biométrico em Picos

Em 2013, TSE fará recadastramento biométrico em Picos

Em 2013, TSE fará recadastramento biométrico em Picos

Até agora, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já foram submetidos à revisão eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já planejou para o próximo ano o recadastramento biométrico em outros 300 municípios brasileiros em 14 Estados. Entre eles, oito municípios piauienses serão incluídos na relação de prioridades, inclusive Teresina. A ideia é que os eleitores desses municípios já utilizem a votação pelo sistema de impressões digitais a partir das eleições de 2014.

Com o recadastramento, 9,9 milhões de eleitores serão atingidos. No Piauí terão que se recadastrar os eleitores dos municípios de Ilha Grande, José de Freitas, Luis Correia, Teresina, Parnaíba, Oeiras, Cajueiro da Praia e Nazária, perfazendo um eleitorado de 732693 pessoas. O recadastramento biométrico foi aprovado pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), por meio da edição de 10 provimentos, publicados nesta semana no Diário da Justiça Eletrônico do TSE.

A metodologia de recadastramento biométrico teve início em 2007. Até agora, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já foram submetidos à revisão eleitoral com coleta de dados biométricos e já utilizaram a nova tecnologia nas eleições municipais de outubro. No Piauí já votaram com cadastramento biométrico nas ultimas eleições os eleitores de Picos, Francisco Santos, Piracuruca, Piripiri e Floriano, totalizando 149.273 eleitores.

A ideia é proporcionar ainda mais segurança na hora da votação, evitando fraudes, já que o modelo adota a leitura das impressões digitais na hora da votação e as impressões digitais são únicas.

A Justiça Eleitoral estima que, até 2018, todos os eleitores do país já estejam identificados pelas impressões digitais nas eleições. Além do Piauí foram incluídos ainda municípios do Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins. Apenas o Amazonas ainda não foi contemplado com o recadastramento biométrico.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES