DEPUTADO Jesus Rodrigues discute situação de abandono da Uespi em Picos

DEPUTADO Jesus Rodrigues discute situação de abandono da Uespi em Picos

Reunião contou com a presença do vice-prefeito eleito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e da comunidade acadêmica

JP on line

Deputado discute soluções para o Campus da Uespi em Picos.

A convite do vice-prefeito eleito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), o deputado federal Jesus Rodrigues (PT) participou esta noite, 30 de novembro, de encontro com a comunidade acadêmica da Uespi. O objetivo da reunião foi discutir a situação de abandono do Campus Barros Araújo e buscar soluções para o problema.

O encontro foi realizado às 18h30 no auditório da Uespi no bairro Junco e, além do deputado Jesus Rodrigues e do vice-prefeito eleito Padre Walmir, contou com a presença do vereador eleito Wellington Dantas (PT), do pro-reitor adjunto de Administração, professor Benedito Ribeiro da Graça Neto e do diretor do Campus local, Boanerges Ribeiro.

Também presentes professores, servidores técnicos administrativos e dezenas de estudantes dos diversos cursos da instituição. Eles lotaram o auditório e cobraram providências urgentes, principalmente em relação à reforma do prédio antigo ou construção de um novo Campus, promessas feitas pelo governador Wilson Martins (PSB) há mais de dois anos, mas que nunca saíram do papel.

Durante a reunião o diretor de planejamento do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lukas Oliveira, descreveu a situação de abandono do Campus da Uespi em Picos, fator que, segundo ele, compromete o desempenho dos acadêmicos atualmente espalhados em quatro prédios diferentes.

Professores de Ciências Contábeis, de Educação Física e de outros cursos, deram depoimentos falando da falta de estrutura da Uespi de Picos e das péssimas condições de trabalho nas escolas de Ensino Médio, cedidas temporariamente pelo governo do Estado para a instituição.

O Padre Walmir Lima, próximo vice-prefeito de Picos, garantiu interceder junto ao prefeito Kléber Eulálio (PMDB) para que uma solução seja encontrada o mais rápido possível. ?O certo é que da forma como está não pode ficar, temos que achar uma saída e em tempo hábil?, ressaltou.

O pró-reitor adjunto de Administração da Uespi, professor Benedito, anunciou algumas soluções, começando pelo pedido de cessão provisória junto ao governo do estado do prédio da Escola Normal de Picos, até que o novo Campus seja construído ou então se conclua a reforma do prédio antigo.

O deputado Jesus Rodrigues (PT) anunciou ter destinado a sua emenda de bancada deste ano no valor de 40 milhões de reais para a Uespi. No entanto, para qual Campus esse dinheiro será destinado caberá a comunidade acadêmica.

?Estamos aqui para discutir isso. Sabemos das dificuldades enfrentadas pela Uespi de Picos e como parlamentar, estamos nos colocando à disposição para ajudar a encontrar-mos uma solução?, relatou o parlamentar.

Jesus Rodrigues explicou que a emenda é no valor de 40 milhões de reais, mas a liberação depende do governo federal. ?Pode ser empenhado um valor menor. A destinação é para Uespi investir em construção, reforma, aquisição de equipamentos, de laboratórios, enfim, para melhorar a infra-estrutura da instituição?, explicou o deputado petista.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES