Divulgação - Lana Krisna
Dom Plinio José - Bispo Diocesano de Picos
A tradição religiosa na Diocese de Picos também inclui a realização da Sexta-Feira de Passos
A Igreja Católica vivencia atualmente o período quaresmal, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, quando os cristãos celebram a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa tem início oficialmente com o Domingo de Ramos, quando é lembrada a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e segue até o Domingo de Páscoa, quando é celebrada a vitória de Cristo sobre a morte.
A tradição religiosa na Diocese de Picos também inclui a realização da Sexta-Feira de Passos, que este ano ocorre no dia 22 de março, com o encontro de três procissões: uma levando a Cruz, outra a imagem do Bom Jesus e a terceira com a imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro evoca a quarta estação da Via-Sacra, quando ?Jesus encontra com sua Mãe?.
A Procissão de Passos normalmente reúne milhares de fiéis, pois conta com um grande número de católicos das três paróquias localizadas em Picos, e se encerra com a Santa Missa no adro da Catedral Nossa Senhora dos Remédios.
Durante a Semana Santa serão realizadas diversas atividades voltadas para este período, como confissões individuais, Missas para os idosos e enfermos, Missas nos hospitais, Via Sacra, além da Missa Solene do Santo Crisma, que acontece na Quinta-Feira Santa pela manhã e reúne todos os presbíteros da Diocese de Picos.
Ainda na Quinta-Feira Santa, 28 de março, acontece a Missa da Ceia do Senhor, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento e Procissão de Fogaréu pelas ruas da cidade.
A Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, é também de dia de jejum e abstinência, e é vivenciada com a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seguida, beijo da Cruz e procissão do Senhor Morto.
No Sábado Santo a Igreja lembra o Sepulcro do Senhor no Silêncio. Na oportunidade, toda população é convidada a participar da Vigília Pascal, levando uma vasilha com água para benzer e uma vela grande para a renovação das Promessas Batismais.
No Domingo Igreja celebra a Páscoa, comemorando a grande vitória de Jesus que ressuscitou, e que vencendo a morte e o pecado, ressurgiu para garantir a salvação à humanidade. O Domingo de Páscoa celebra a passagem da morte para a vida, que vem culminar todas as ricas celebrações que aconteceram durante a Semana Santa.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.