Novo prazo é decorrência do período de estiagem que alterou o calendário de vacinação
Postado:Leila Fernanda
Com alterações em seu calendário, a Adapi ? Agência de Defesa Agropecuária do Piauí de Picos realizará a campanha de vacinação dos animais contra a febre aftosa em novo período. A campanha acontecerá no mês de janeiro devido ao longo período de estiagem que alterou o calendário de campanhas de vacinação. As campanhas são realizadas em um intervalo de seis meses, onde neste ano aconteceram respectivamente nos meses de janeiro e julho.
Segundo o médico veterinário e fiscal da Adapi, Raimundo Barbosa de Moura, durante a última campanha ocorrida em julho, o Piauí recebeu o título de livre da febre aftosa com vacinação. ?É de suma importância para o nosso estado este título, pois como sabemos o Brasil é um grande exportador de carne bovina, e para que esta carne esteja em qualidade de ser exportada, o estado deve atingir cerca de 95% de vacinação, então o Piauí está dentro das normas, mas a nossa meta é atingir os 100%?, conta o médico veterinário.
Na última campanha o Piauí obteve um índice de vacinação de 96%, pois há ainda criadores de rebanhos que não procuram vacinar seus animais. No entanto, municípios como Aroeiras do Itaim, Francisco Santos atingiram a meta de 100% de vacinação dos rebanhos contra a incidência de casos da febre aftosa.
?Esperamos que os criadores tenham esta consciência para dar continuidade a esta vacinação e mantermos o título de livre da febre aftosa com vacinação. Portanto é preciso que cada um tenha a consciência de vacinar seu rebanho, os criadores tem de obedecer ao prazo estimulado?, relata Raimundo Barbosa.
Para o criador que infringir a lei e não vacinar o seu rebanho terá com sanção multas, onde o valor a ser pago varia de acordo com a quantidade de animais que o criador possui.
Como preparação para o período de vacinação os fiscais da Adapi de Picos estão realizando os trabalhos de georreferenciamento que consistem na preparação para a campanha onde é feito um levantamento do número de cabeças de gado, tamanho de propriedades rurais.
A Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (Usav) de Picos atende aos municípios de Picos, Santana, Sussuapara, Monsenhor Hipólito, Vera Mendes, Campo Grande, Francisco Santos, Geminiano, Itainópolis e Aroeiras do Itaim.
Fonte:Paula Monize
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.