Notícia falsa atingiu 12 estados. Mais prejudicado foi o Nordeste
Um boato envolvendo o possível fim do programa Bolsa Família gerou confusão e caos em pelo menos 12 estados brasileiros neste final de semana. Centenas de pessoas da região de Picos foram enganadas.
A confusão começou quando foi disseminada a notícia falsa de que a presidente Dilma Roussef teria liberado um abono para as mães beneficiárias do programa. O valor extra seria pago em virtude do Dia das Mães, comemorado no último dia 11 de maio.
?Disseram que era um presente da Dilma, um presente no valor de R$ 150?, conta Albanesa Clarinda Barbosa, de Itainópolis. Segundo ela, muitas outras pessoas se deslocaram do município até a cidade de Picos em busca do benefício.
Outras pessoas que também se dirigiram a uma das agências da Caixa na cidade afirmaram ter ouvido que a liberação dos pagamentos era o indicio de que o programa de distribuição de renda chegava ao fim.
?Eu acho que vai acabar a Bolsa Família porque Dilma não dá nada a ninguém, não?, relata Francilma Borges de Carvalho. De Paquetá do Piauí, ela veio a Picos neste domingo acompanhada por outras pessoas, todos em busca do dinheiro que marcaria o fim do Bolsa Família.
Governo vai investigar fonte dos rumores ? Foto: Jucilene Silva
Outra vítima do boato, o senhor Raimundo Antônio da Silva veio de Carcará, foi informado pelos vizinhos de que precisava se dirigir com urgência até uma agência da Caixa para sacar o benefício. Após esperar horas na fila, ele afirmou desconhecer que a notícia era, na verdade, um boato.
Os rumores tiveram início na noite do sábado e adentraram o domingo. Nas primeiras horas desta segunda-feira ainda era possível identificar pessoas nas filas dos caixas eletrônicos das agências da Caixa em Picos.
Tumulto registrado na Caixa na noite do último sábado ? Foto: RiachaoNet
Notícia falsa
Por telefone, o gerente da Caixa em Picos, Marcondes Barros, afirmou que tudo não passou de um mal entendido. Ele explicou que os pagamentos do programa obedecem a um calendário que foi modificado recentemente em virtude de mudanças na identificação social dos beneficiários.
Uma entrevista coletiva com o superintendente regional da Caixa na região de Picos deve ocorrer ainda esta manhã. A intenção é explicar ao público através dos meios de comunicação o que aconteceu e que medidas estão sendo tomadas para evitar e diminuir o tumulto.
O governo federal já se manifestou através da ministra da Desenvolvimento Social, Tereza Campello, que reiterou neste domingo (19) que ?não existe qualquer possibilidade? de suspensão do programa Bolsa Família.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.